Kounawit

Petfood Raw Materials Specialist @Purina

Ingredientes

Ir para secção >

Glicerol e propileno glicol são ingredientes usados frequentemente na alimentação humana e animal e o seu uso é regulado para garantir que é totalmente seguro. A sua principal função é manter os alimentos húmidos totalmente seguros para consumo.

Quem tem um animal de companhia procura produtos inovadores em termos de textura e sabor que agradem aos seus pets. De forma a criar produtos que promovam a mastigação são utilizados glicerol e propilenoglicol.

Glicerol:
As leis europeias permitem o uso de glicerol como um humectante (uma substância que retém ou preserva a humidade) em petfood, servindo para reter a água no produto prevenindo que seque e garantindo que mantém a consistência desejada. Glicerol é utilizado, por exemplo em Purina Friskies Crock & Soft de forma a criar uma barreira em torno dos pedaços para que se mantenham suaves (suavidade que se vai alterando com o tempo). Da mesma forma, glicerol previne que a humidade do ambiente retire o efeito crocante dos pedaços e que forme bolor.

Propilenoglicol:
Propilenoglicol é um composto orgânico também com propriedades humectantes usado frequentemente em alimentos comuns como sobremesas congeladas, condimentos e misturas embaladas para bolos. Não deve ser confundido com o altamente tóxico etilenoglicol (utilizado para prevenir o congelamento). Propilenoglicol tem uma estrutura molecular diferente e por isso um efeito diferente na saúde humana e animal. A legislação europeia permite a utilização de
propilenoglicol em ração de cão e pode ser encontrado em Purina PROPLAN Duo Délice, por exemplo, onde cria uma barreira nos pedaços moles para preservar a sua suavidade (que se vai alterando com o tempo).
Na PURINA cumprimos de forma rigorosa com os níveis máximos permitidos por lei para garantir que os nossos produtos são totalmente seguros para todos os pets.