Embora um espirro ocasional do seu gato seja perfeitamente normal e não seja motivo de preocupação, os espirros frequentes nos gatos podem chamar a sua atenção.
Para os seres humanos, espirrar é uma resposta normal à irritação nas vias nasais - a forma de o corpo remover uma irritação do nariz. Se o seu gato continuar a espirrar, ou se outros sintomas, como corrimento nasal, olhos lacrimejantes ou tosse, ocorrerem juntamente com os espirros, ou se houver secreção ou sangue ao espirrar, é aconselhável que faça uma visita ao veterinário.
Explicação sobre os espirros dos gatos
O espirro, tal como nos seres humanos, é uma expulsão explosiva de ar pela boca e pelo nariz. Por vezes também ocorre uma expulsão de secreções. Podem ser transparentes, ou podem ter manchas de sangue ou até mesmo ser amareladas ou esverdeadas, caso haja uma infeção.
Os espirros nos gatos são geralmente uma ocorrência menor – servem para expelir a irritação do nariz. No entanto, às vezes espirros repetidos podem ser acompanhados de outros sintomas que podem significar um problema de saúde maior.
Um gato que espirra pode apresentar secreção excessiva do nariz ou dos olhos, tosse ou pieira, diminuição do apetite e fadiga.
Porque é que o meu gato está a espirrar?
O motivo mais frequente para espirros persistentes nos gatos é uma infeção das vias respiratórias superiores, geralmente causada por vírus como o herpesvírus felino e o calicivírus felino. Ambos os vírus são contagiosos entre os gatos, mas não podem ser transmitidos aos seres humanos. O stress pode, frequentemente, enfraquecer o sistema imunitário e agravar os sintomas de infeção ou aumentar a transmissão entre os gatos.
Tal como acontece com as constipações e a gripe nas pessoas, o tratamento tem como objetivo controlar os sintomas enquanto o seu gato combate a infeção. As infeções virais podem, por vezes, levar a infeções bacterianas secundárias, que podem ser tratadas com antibióticos. As infeções fúngicas do nariz também ocorrem nos gatos, mas são mais raras. No entanto, lembre-se de que o diagnóstico e o tratamento de qualquer problema com o seu gato devem ser prescritos e supervisionados pelo seu veterinário de confiança.
Ao contrário dos seres humanos, as alergias não são uma causa habitual de espirros nos gatos – mas se o seu gato inalar algo irritante, poderá espirrar. Entre as possíveis irritações estão o fumo de tabaco, a areia suja da caixa de areia do gato, perfumes, sprays de limpeza, desodorizantes elétricos, mofo, pó, pólen e até velas perfumadas.
Preste atenção ao momento em que ocorrem os episódios de espirros para tentar descobrir a causa — o seu gato espirra enquanto está a limpar a casa ou logo depois de mudar a areia da caixa de areia, por exemplo?
Outras causas de espirros persistentes nos gatos podem incluir infeções na raiz dos dentes que estão a drenar para os seios nasais do gato, corpos estranhos inalados, como pedaços de relva ou mesmo pólipos e tumores nas vias nasais.
Porque é que o meu gato de casa continua a espirrar?
Tal como acontece com qualquer gato, um gato de casa que está sempre a espirrar pode estar a sofrer de uma irritação no ambiente ou então ser um sinal de uma infeção respiratória superior, mais conhecida como constipação ou gripe felina. Embora estas infeções sejam mais prováveis de serem contraídas quando se sai à rua e se encontra outros gatos, é possível que você, ou outras pessoas, transportem partículas virais para dentro de casa nas suas roupas, sapatos ou pertences.
Caso observe que o seu gato está a espirrar com frequência, contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível para que possa ver quais os tratamentos adequados. Outras causas de espirros são menos frequentes, mas se o seu veterinário suspeitar que não se trata de uma infeção, poderá falar consigo sobre essas opções. Se tiver contacto com gatos de colónias, abrigos para gatos ou qualquer gato com imunidade desconhecida ou sinais respiratórios, é aconselhável lavar bem as mãos e trocar de roupa antes de regressar a casa para os seus próprios gatos.
Se o seu gatinho apenas espirra ocasionalmente, isso não deve ser motivo de preocupação. No entanto, se o seu gato espirrar muito, é importante consultar o veterinário para descobrir a causa. Na maioria das vezes, a causa pode ser odores estranhos, como produtos de limpeza ou a preparação de alimentos picantes ou com cheiro forte. Pó, pólen, perfume ou fumo de cigarro também podem desencadear espirros. Em alguns casos, também pode ser resultado de uma infeção, especialmente se o seu gatinho apresentar outros sintomas. Se o seu gatinho tiver uma infeção, deve consultar o veterinário o mais rápido possível, pois pode ficar muito doente mais rapidamente do que os gatos adultos.
Porque é que o meu gato idoso está a espirrar?
É normal que os nossos amigos felinos espirrem de vez em quando, incluindo os gatos idosos. Desde que os espirros não sejam acompanhados por outros sintomas e não ocorram com muita frequência, não há motivo para preocupação. No entanto, é importante lembrar que os gatos idosos, assim como os seres humanos, são mais suscetíveis a contrair qualquer tipo de infeção. Além disso, apresentam também uma prevalência mais elevada de tumores quando envelhecem. Portanto, é mais provável que necessitem de cuidados veterinários.
O que fazer se o seu gato continuar a espirrar
'Certifique-se de que o seu gato recebe as vacinas regulares contra o herpesvírus felino e o calicivírus felino para ajudar a prevenir estas infeções virais.
Se o seu gato apenas espirra ocasionalmente e está perfeitamente bem no geral, observe-o por alguns dias e tente perceber se há algum padrão em relação ao momento em que ele espirra.
Se os seus gatos espirrarem com mais frequência, se o seu gato espirrar sangue ou se apresentarem outros sintomas, como corrimento nasal, olhos lacrimejantes, fadiga, letargia, tosse ou dificuldade em respirar, ou se perderem o apetite, deve marcar uma consulta com o seu veterinário o mais rapidamente possível. A maioria das causas dos espirros do seu gato são facilmente tratáveis e o seu gato deverá sentir-se melhor em breve.
Gato constipado: o que fazer?
Em muitos casos, as constipações leves em gatos podem resolver-se por si mesmas com repouso e cuidados adequados. Tal como os seres humanos, o sistema imunitário dos gatos é capaz de combater vírus comuns ao longo do tempo. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de alguns dias ou piorarem, é importante consultar um veterinário. Sintomas graves como letargia, dificuldade em respirar ou perda significativa de apetite nunca devem ser ignorados, pois podem indicar uma condição mais séria que requer intervenção médica. Observe sempre atentamente o seu gato e procure assistência veterinária caso tenha alguma preocupação.
Procura mais conselhos sobre saúde felina? Leia o nosso guia sobre vómitos nos gatos a seguir.