Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Jogos para Cães ao Ar Livre

Jogos para Cães ao Ar Livre

8 min de leitura

Pensar em novos e divertidos jogos para cães pode ser difícil, especialmente se já esgotou as emoções de "esconde-esconde" e quer jogar um jogo diferente do "busca".

Com a nossa lista de jogos para cães ao ar livre, pode ser mais aventureiro com o seu cão, durante a hora de brincar e aproveitar a natureza, faça sol ou chuva!

1. Ensine ao seu cão o jogo do Frisbee

Jogar com um disco voador, ou Frisbee, é uma ótima alternativa ao lançar um pau ou uma bola, e também é uma excelente forma de exercício! Se o seu cão já é bom a apanhar brinquedos e a trazê-los de volta para si, ele aprenderá rapidamente como brincar com um Frisbee e o jogo será ainda mais divertido para ambos.

Tudo o que precisa para começar é um Frisbee e um espaço ao ar livre! Comece o jogo a lançar o Frisbee suavemente e, assim que o seu cão se acostumar a apanhar e a trazer de volta, pode começar a aumentar a altura e a distância de cada lançamento.

Este jogo para cães ao ar livre é ótimo se estiver com pouco tempo e não consegue fazer uma longa caminhada diária. As rápidas explosões de energia gastas a correr para apanhar o Frisbee e trazê-lo de volta vão cansar rapidamente o seu cão entusiasmado!

2. Jogos para cães na água

A maioria dos cães adora brincar na água e aproveitar a oportunidade para mergulhar num lago para nadar. Isto torna ainda mais fácil brincar com seu cão ao ar livre se tiver água por perto onde possa levá-lo para um mergulho rápido - especialmente num dia quente!

Lançar uma bola na água para o seu cão a ir buscar é um ótimo jogo ao ar livre - apenas certifique-se de que ela flutua e que tenha um tamanho adequado para o seu cão. Muitas lojas de animais até vendem bolas feitas especificamente para cães brincarem na água. O seu cão não irá apenas buscar e pegar a bola, mas também nadará por ela. Nadar é um excelente exercício para cães de todas as idades - é bom para cachorros e adultos, e ótimo para cães mais velhos, pois é fácil para as suas articulações e ajuda a melhorar a força muscular.

Se não tiver um lago ou rio por perto, deixe o seu cão divertir-se na sua própria piscina de brincar ou pegue numa mangueira e deixe-o correr atrás da água no jardim. Não há nada mais agradável num dia de calor e ensolarado do que um jogo ao ar livre molhado que ajudará o seu cão a gastar muita energia e a refrescar-se ao mesmo tempo.

3. Jogos para cães que promovem a agilidade canina

 

A agilidade é uma forma fantástica de passar tempo a brincar com seu cão ao ar livre e tudo se trata de construir um relacionamento entre si e o seu cão. A agilidade proporciona exercícios que melhoram o comportamento do seu cão e estimulação mental, permitindo que se divirtam ao mesmo tempo - o que poderia ser melhor?

O seu cão não precisa de frequentar aulas de treino de agilidade ou estar a nível de competição para aproveitar para saltar obstáculos e contornar postes. Para começar este divertido jogo ao ar livre para cães, tudo o que precisa é de um espaço amplo e alguns obstáculos para o seu cão contornar.
 

 

Se o seu cão conhece os comandos básicos, como ""sentar"" e ""deitar"", então só precisa conduzi-lo em volta de cada obstáculo até que ele quase memorize a rotina. Coloque alguns cones e guie seu cão para entrar e sair deles até que ele consiga contorná-los sozinho. Recompense-o após cada sequência e elogie-o pelo seu trabalho árduo!

4. Ensine o seu cão a jogar futebol

Embora possa não conseguir formar a sua própria equipa de futebol de quatro patas, depois de ensinar seu cão a jogar futebol, pode garantir que ambos estarão a aproveitar o tempo ao ar livre juntos.

O futebol pode ser um ótimo jogo para cães ao ar livre, com uma rápida sessão de treino, pode ensinar o seu cão a passar a bola em pouco tempo. Certifique-se apenas que usa uma bola do tamanho certo para que o seu cão possa pegá-la com segurança e facilidade - talvez até consiga encontrar uma feita especificamente para cães! A maneira mais fácil de ensinar a maioria dos cães a jogar futebol é a usar os seus focinhos e manter a bola sob seu controlo para evitar que o cão se empolgue demais.

Incentive o seu cão a empurrar a bola e recompense-o sempre que ele a mova sem brincar com ela. Pode incentivar o seu cachorro a tocar a bola com um comando de voz e ele será mais propenso a fazê-lo se a bola estiver em movimento. A cada empurrão que der na bola, recompense e elogie-o até que ele eventualmente esteja a driblar a bola.

5. Jogo para cães com snacks

Divirta-se com este jogo para cães ao ar livre ao criar um circuito de snacks com alguns dos snacks favoritos do seu cão. Lembre-se de que os snacks devem ser dados ao seu cão como parte de uma dieta equilibrada, juntamente com exercícios suficientes, e que quaisquer snacks que eles comam devem contar para a sua quantidade diária de comida. Jogos com snacks funcionam especialmente bem para cães que foram originalmente criados para seguir cheiros, como os Beagles. No entanto, qualquer cão pode aproveitar este jogo - basta ajustar o nível de dificuldade de acordo com suas habilidades e torná-lo gradualmente mais desafiador para mantê-los entretidos.

Mostre o snack

Para começar este jogo, comece por mostrar ao seu cão o seu snack favorito, permitindo que ele cheire a embalagem. Desta forma, ele saberá que há um snack no final - mas ainda não pode comer!

Esconda alguns snacks com o seu cão a ver

Vá para fora, certificando-se de que o seu cão não o segue ainda, e ‘esconda’ dois snacks de forma a ficarem visíveis. Chame o seu cão para encontrá-los - ele encontrará facilmente!

Torne mais difícil

Agora, quando o seu cão não estiver a olhar, esconda mais um ou dois snacks. Desta vez, deve tornar mais difícil colocando-os fora de vista, por exemplo, atrás de um vaso de flores. Chame o seu cão e deixe-o encontrar os snacks, e então elogie-o quando ele terminar.

Use a palavra de comando "espera"

Agora que já aprenderam o jogo, está na hora de tornar este jogo ao ar livre para cães mais desafiador! Se eles conhecem a palavra de comando "espera", use-a para garantir que eles não começam a procurar os snacks até que dê autorização para tal. Isto é uma ótima maneira de aumentar a expectativa do jogo, além de exercitar a paciência deles! Se o seu cão ainda não conhece a palavra de comando "espera", esta é uma ótima oportunidade para ensiná-lo.

Introduza a palavra de comando "encontra"

Se o seu cão conhece a palavra de comando "espera", use a palavra "encontra" para informá-lo de quando começar! Isto pode significar dizer "espera" enquanto segura a coleira e depois "encontra" ao soltar a coleira - isto ajudará o seu cão a sinalizar aquilo que deve fazer. Faça muitos elogios quando o seu cão começar a obdecer a essas palavras. Depois de algum tempo, não terá necessidade de segurar na coleira.

Aumente o comprimento do circuito e adicione inovação

Agora que o seu cão sabe como jogar este divertido jogo ao ar livre, pode fazê-lo durar ainda mais. Coloque snacks em diferentes áreas do jardim e deixe o seu cão começar pela porta do jardim. O seu cão terá que descobrir onde estão os snacks utilizando o seu olfato! Pode também criar um trilho de cheiro da porta até os diferentes esconderijos, esfregando suavemente o snack no chão para ajudá-lo. Faça-o esperar com a palavra de comando ""espera"" e depois deixe-o começar com a palavra de comando "encontra".

Não é necessário usar apenas snacks - por que não usar outros objetos neste divertido jogo para cães? Mostre ao seu cão o brinquedo favorito, um pedaço de cenoura ou algo que tenha um cheiro distinto (e que seja seguro para cães), e ensine-o a esperar enquanto o esconde em algum lugar. Uma vez que o seu cão entenda o objetivo do jogo, ele deverá ser capaz de farejar uma ampla variedade de objetos diferentes! Lembre-se de elogiá-lo e talvez dar-lhe um snack quando encontrar o alvo.

Seja para começar a treinar o seu cão para competições ou apenas para se divertirem juntos, jogar com cães ao ar livre oferece muitos benefícios para ambos. Não é apenas o ar fresco e o exercício que farão bem, mas estar ao ar livre permite que  passem mais tempo juntos e desenvolvam ainda mais a relação existente.