Diferentes Raças de Gatos

A maior parte dos gatos que conhecemos são gatos sem raça definida. Amigáveis, atraentes e cheios de curiosidade, são os gatos de que tem mais probabilidade de vir a ter em casa.
Diferentes Raças de Gatos
Diferentes Raças de Gatos
Diferentes Raças de Gatos

Raças de gatos britânicos

A raça de gato britânico de pêlo curto, British Shorthair deriva dos gatos domésticos e tem uma vasta gama de cores e de tipos de pêlo, do branco ao negro, ao cinza. Estes gatos tiveram origem no séc.19, para garantir que as suas caraterísticas eram preservadas, até que British Shorthair foi reconhecido como raça.

Um toque de Persa e Oriental foi acrescentado para reviver a raça, quando esta estava prestes a desaparecer em meados do séc.20. O British Shorthair é robusto e saudável, com um corpo musculado e pernas curtas. Têm um focinho redondo, olhos grandes e encantadores e pêlo espesso e curto.

Tal como o Persa, este tipo de gatos são independentes e pouco exigentes, passando alegremente muito tempo fora de casa, mas apreciando uma boa festa se for do seu tutor.

Outras raças de gatos britânicos incluem o Manx e o Selkirk Rex.
Diferentes Raças de Gatos

Burmese

Esta é uma raça que gosta de se fazer notar! São gatos vocais (mas não tanto como os Siameses), muitas vezes chamados os “cães gatos“, pela sua segurança, fidelidade canina para com os tutore e vontade de brincar aos jogos do “ir buscar.” Adoram associar-se ao que quer que esteja a fazer e isto engloba sentar-se no jornal, se por acaso estiver a tentar lê-lo; é este tipo de gato. O Burmese tem um corpo robusto, tronco redondo, cabeça redonda e olhos grandes e uma inclinação semelhante à dos Siameses. Também possuem um pêlo macio, curto, aveludado, cujas cores podem variar bastante.

Foreign

As raças de gatos incluídas neste grupo têm pouco em comum umas com as outras, a não ser pelas personalidades fortíssimas. Desde o raro e de aspecto selvagem Bengal, obtido pelo cruzamento de um gato doméstico com um gato Asian Leopard, passando pelo Devon Rex de aspecto endiabrado, este é um grupo de gatos bem diferentes. Inclui o Tiffanie de longo pêlo, o encaracolado Cornish e o Devon Rex. Até as diferenças de tamanho são visíveis - desde o grande Bengal até ao pequeno Singapura. Vêm de todos os cantos do mundo, incluindo Inglaterra, Rússia, Extremo Oriente e África e alguns (como o Ocicat) foram obtidos por cruzamento ou adaptação de raças já existentes.

As raças de gatos estrangeiros são geralmente gatos que gostam de pessoas. Ativos e exigentes, são o tipo de gato que o incomodam quando querem comer, brincar ou ser acarinhados e recusam ser ignorados!

Oriental

Estes gatos apresentam-se em dois tipos: pêlo curto e pêlo comprido. O de pêlo curto é uma espécie de siamês, mas sem marcas nas extremidades (nas pernas, cauda, focinho e orelhas têm uma cor mais escura do que no resto do corpo). A variedade de pêlo comprido é chamado o Angorá. Um gato da raça Oriental tem muitas vezes traços físicos e de carácter semelhantes aos Siameses, embora apenas a variedade de cor branca apresente impressionantes olhos azuis; os gatos de outras cores têm olhos amarelos ou verdes.

Persa

O Persa é a quintessência do universo dos gatos. Uma das raças mais antigas de gatos, a sua glória é o pêlo: longo, espesso e abundante, que pode atingir 16 cm de comprimento!

Os presas têm pernas muito curtas, pescoço curto e tórax largo. A cauda em forma de escova é de uma espessura magnificente e ainda possuem uma gola semelhante a uma juba. Com pêlo com estas características é necessário serem escovados todos os dias, pelo menos durante 20 minutos. Os olhos também requerem atenção, por terem tendência a lacrimejar. Com tantas cores e formas, há na verdade um gato persa para todos! O caráter do gato persa é descontraído e calmo. São ótimos animais domésticos e adoram dormitar, o que é ideal se trabalhar o dia todo. Contudo, para os impedir de se sentirem sozinhos durante o dia é essencial um outro gato Persa, para que possam brincar juntos e fazer meiguices.

Gatos de pêlo semi-longo

Este grupo engloba seis raças de gatos que diferem bastante no aspeto e temperamento, embora partilhem um pelo semelhante e comprido (embora não tão longo quanto o persa).

Birmanês

O gato Birmanês tem um pêlo espesso e sedoso, uma cauda luxuriante e olhos redondos e penetrantes de cor azul. O pêlo pode apresentar diversas cores, mas é fundamental ser escovado diariamente. Também se costuma salientar, que parece usar mitenes (se exceptuarmos as patas). Com um corpo comprido, mas robusto, não são tão atarracados quanto os Persas e há quem diga que têm sangue siamês. O seu temperamento é brincalhão, amigável e tranquilo. São gatos amorosos e pedem muitas vezes atenção quando se querem fazer notar.

Maine Coon

Este é um grande e elegante gato que tem suportado os invernos frios do Maine, na costa oriental dos Estados Unidos - daí o pêlo longo, espesso e impermeável. Têm uma gola plissada em torno do pescoço que protege os ouvidos interiores e orelhas peludas - para os protegerem. A sua cauda em forma de escova lembra a do guaxinim (Racoon), daí a terminação do nome. Elegantes, bem proporcionados, atléticos e poderosos, os gatos desta raça necessitam de muito estímulo e adoram estar ao ar livre. São exímios caçadores e raramente se incomodam com o frio e a humidade; o clima britânico em nada se compara ao que os seus antepassados tiveram de suportar! Os Maine Coons não são gatos domésticos por excelência, mas gostam de passar tempo com a família e são encantadores e brincalhões, muito bons para serem treinados.

Norwegian Forest

Tal como o Maine Coon, o Norwegian Forest é outro sobrevivente do clima hostil do norte da Escandinávia. Grande e forte, com as pernas traseiras particularmente poderosas e compridas, são um género de gato muito elegante e considerado bastante atraente. Esta raça foi especialmente criada para trepar e, tal como o nome sugere, adoram fazê-lo nas árvores. Ter uma árvore interior em casa para estes gatos pode ser uma excelente ideia (especialmente para os distrair de subir cortinados e armários). Grande apreciador da vida ao ar livre, o Norwegian Forest também gosta da companhia humana.

Ragdoll

Originariamente fruto do cruzamento entre uma gata Persa branca e um macho Birmanês, o espantoso Ragdoll é um simpático gigante - grande, pesado, mas extremamente calmo. Têm bochechas cheias, olhos grandes e ovais e pescoço pequeno. Apesar do seu tamanho têm uma aparência delicada. O nome deriva do seu hábito ocasional de estarem tão relaxados quando se lhes pega que ficam moles - tal como uma boneca de pano. Calmo e muitíssimo afetuoso, esta raça de gatos é ótima para casa, muitas vezes menos interessada em caçar do que outras raças mais robustas.

Somali

Esta é a variedade de pêlo longo do gato Abissínio. Não é tão comprido quanto o de outras raças de pêlo semi longo, mas particularmente “listado” (cada pêlo tem duas ou três tonalidades), uma impressionante característica física. Tem orelhas relativamente grandes - uma particularidade muitas vezes encontrada em gatos oriundos de climas quentes, porque os ajuda a libertar calor. Tal como o gato Abíssinio, o Somali é inteligente, bastante exigente e gosta muito de pessoas. Embora pareçam gatos selvagens e apreciem o estímulo de estarem no exterior, também desfrutam do conforto do lar.

Turkish Van

O Turkish Van é mais uma raça de gatos grandes, tanto compridos como musculosos. O seu pêlo medianamente longo tem apenas uma camada de pêlo, mas que é muito glamorosa e brilhante. As riscas do seu pêlo são inconfundíveis - a cor básica é o branco giz, com riscas de outras cores nas orelhas e na cauda. A sua grande proeza para alcançar a fama é o facto de gostarem de nadar. Oriundos da região do Lago Van na Turquia, esta raça ainda tem uma grande afinidade com a água e procurará lagos e lagoas para nadar. Adoram brincar com uma torneira a correr, mais do que os restantes gatos. Embora habilidosos e teimosos, adoram pessoas.

Siamês

Uma antiga raça de gatos, talvez das mais elegantes. Têm um corpo comprido e esbelto, patas traseiras possantes e espantosos olhos azuis. Tal como a raça do gato Persa, a raça Siamesa tem-se alterado bastante ao longo dos anos. A cabeça é agora mais triangular, os olhos mais oblíquos, as orelhas maiores e o tronco mais pequeno e atlético. O pêlo do Siamês é “listado” com as extremidades mais escuras do que o resto do corpo, particularmente nas pernas e patas, focinho, orelhas e cauda. O pêlo é macio e sedoso, com uma pequena camada mais interior. Embora exijam pouco cuidado com escovar o pêlo, o Siamês é um gato a tempo inteiro, que geralmente gosta das pessoas e pede muita atenção. Muito voluntariosos e inteligentes, sabem como ocupar o seu tempo!

Saiba mais sobre raças de gato na Galeria de Raças de Gato e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!