5 Raças Hipoalergénicas de Gatos

Se sofre de alergias, pode ter já ter perdido a esperança de ter um gato. Mas sabia que há certas raças hipoalergénicas que reduzem o risco de desenvolver alergias? Continue a ler para saber mais.
5 Raças Hipoalergénicas de Gatos
5 Raças Hipoalergénicas de Gatos
5 Raças Hipoalergénicas de Gatos

Se estar com gatos lhe provoca reações alérgicas, pode já ter abandonado a esperança de alguma vez ter um gato como animal de companhia. Algumas pessoas creem que a simples presença de um gato é suficiente para provocar comichão nos olhos e causar espirros. Mas sabia que existem raças de gatos hipoalergénicas que podem reduzir este risco?

É importante compreender que não existem raças de gatos totalmente hipoalergénicas, tal como não há pessoas totalmente alérgicas! Diferentes pessoas são alérgicas a coisas diferentes, por isso alguns gatos podem desencadear certas alergias em si e não causarem noutras pessoas.

Contudo, há algumas raças que provocam reações menores, o que as pode tornar adequadas para quem sofra de alergias. Saiba quais as principais causas de alergias e descubra se algumas destas raças de gatos é adequada para si.

O que é que provoca alergias quando está em contacto com gatos?

Há inúmeras causas de alergias a gatos: algumas pessoas julgam ser alérgicas ao pelo, enquanto outras são julgam ser ao pó que é transportado no pelo. Mas pensa-se que muitas pessoas são alérgicas à proteína “Fel d 1”, que se encontra no pelo, na pele, saliva e em partículas de pele secas. Todos os gatos produzem esta proteína e os machos mais do que as fêmeas, especialmente se não forem castrados. Uma vez que não existem gatos que garantam a 100% que não vá desenvolver uma alergia, recomenda-se que, se sofre de alguma, deve passar algum tempo junto da raça escolhida, para verificar se lhe provoca alergias ou não. Isto dar-lhe-á paz de espírito para poder com segurança comprometer-se a partilhar com eles a sua vida e casa.

Continue a ler para descobrir algumas marcas de raças hipoalergénicas.

Bengal

O exótico Bengal aparenta sentir-se melhor na selva caçando e trepando às árvores. Esta raça hipoalergénica viu a sua popularidade disparar nos últimos anos devido à sua personalidade extrovertida e presença imponente. Diz-se que estes gatos produzem menos proteína Fel d 1 do que gatos de outras raças e que perdem também menos pelo. Famílias destes gatos referem que nunca desenvolveram alergias.

Em contraste com outros gatos, os Bengal adoram estar perto e brincar com água. Alguns tutores chegam mesmo a referir que os seus gatos entraram mesmo para dentro do duche com eles!
5 Raças Hipoalergénicas de Gatos

Cornish Rex e Devon Rex

Estas raças de gatos de pelo encaracolado perdem muito pouco pelo, têm muita energia, personalidades brincalhonas, são altamente inteligentes e sempre prontos a fazer partidas. O Cornish Rex parece mais oriental e apenas possui uma camada interior de pelo, enquanto outros têm três camadas: a superior, a média e a inferior. O que significa que esta raça hipoalergénica tem pelo extremamente suave. Por outro lado, o Devon Rex tem três camadas de pelo ondulado, macio e mais aberto. Ambas as raças são consideradas hipoalergénicas e os gatos são macios como veludo, tal como o coelho Rex, que deu origem ao seu nome.

Russian Blue

A raça de gatos Russian Blue é conhecida sem sombra de dúvida pela sua beleza. Com elegantes listas e brilhantes olhos verde esmeralda, estes gatos são extraordinários animais de companhia. Apesar de possuir um pelo espesso, denso, e aveludado, este não cai com frequência. Também produzem pouca proteína Fel d 1, o que os torna aconselháveis especialmente para quem sofre de alergia.

Os Russian Blues são muitíssimo inteligentes e estabelecem laços muito profundos com os seus tutores e seguem-nos para toda a parte - inclusive para o mar! Os marinheiros costumavam levá-los nas suas viagens, razão pela qual existem em todas as partes do Mundo!

Siberiano

Pode parecer surpreendente para muitos que o gato Siberiano seja considerado um gato hipoalergénico. Possuem um magnífico pelo espesso e longo, resistente às temperaturas mais adversas, o que significa que produzem pouca proteína Fel d 1. Preste atenção, estes gatos exigem muita manutenção no que se refere a tratamento: devem serem escovados várias vezes por semana particularmente no período em que lhes cai mais pelo, ou seja, no outono e na primavera.

A sua natureza gentil e brincalhona torna-os uma excelente companhia e com o seu aspeto engraçado e fofo atraem muitas pessoas.
5 Raças Hipoalergénicas de Gatos

Sphinx

Muitos são os que pensam que esta raça não tem pelo, mas a verdade é que têm uma penugem muito suave e curta em determinadas zonas do corpo, como nas orelhas. Esta raça é aconselhável para quem tem alergias, porque quase não têm pelo, portanto, as proteínas alergénicas produzidas pela saliva não podem ficar retidas no pelo. Apesar de não terem pelo, a sua penugem é suave como cabedal e necessita de cuidados regulares. O facto de serem quase desprovidos de pelo, significa que os óleos produzidos pelo seu corpo não são absorvidos, o que quer dizer que é necessário lavá-lo com cuidado várias vezes, felizmente adoram banhos quentes!

Estas são 5 raças hipoalergénicas que são as menos suscetíveis de causarem reações em pessoas com alergias, mas, atenção, embora estes gatos sejam pouco propensos a causarem alguma reação alérgica, ainda assim podem fazê-lo, uma vez que as reações alérgicas variam de pessoa para pessoa.

Saiba mais sobre raças de gato na Galeria de Raças de Gato e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!