Tonquinês

Tonquinês

O Tonquinês é um gato de tamanho médio de físico oriental com uma cabeça redonda e com orelhas grandes e bem separadas. Os olhos encontram-se mais separados que o formato oriental clássico e a sua cor pode variar de verde a azul claro. O corpo é bem balanceado, firme e musculado. O Tonquinês tem pêlo curto com uma textura suave e macia. O focinho, orelhas, pernas e cauda são claramente mais escuros que o restante corpo e fundem-se suavemente com a cor do corpo. Há gatos tonquineses com várias cores.

Tonquinês
  • Comprimento do pêlo: Curto
  • Cuidados de Higiene: Menos de uma vez por semana
Tonquinês
  • Exercício diário : Alta
Tonquinês
  • Ruído: Alto

Origem

O Tonquinês é o resultado de um cruzamento do siamês com o Birmanês e, por isso, apresenta características de ambas as raças.Quase ignorados quando foram desenvolvidos como "Siameses de Ouro" na América na década de 50, foi na decada seguinte, quando reapareceram como Tonquinês, que a sua popularidade cresceu.

País de origem

América

Outros nomese

Siamês Dourado

Personalidade

O Tonquinês tem o mesmo carácter afetuoso e amistoso dos seus parentes Sagrado da Birmânia e Siamês. Estes gatos são muito orientados para as pessoas e são animais de companhia ideais - são bastante curiosos e inteligentes. Podem ser treinados para fazer truques e necessitam de brinquedos e jogos para se distrairem. Adoram companhia e por isso não devem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo. São bastante faladores e irão tagaralar alegremente para si.

Saúde

Não existem atualmente problemas de saúde específicos ligados ao Tonquinês. Assim como todos os gatos, os Tonquineses beneficiam da vacinação e check-ups anuais no veterinário como forma de preteção contra doenças.

Nutrição

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata do seu alimento. No entanto, os gatos são carnívoros e cada gato deve obter 41 nutrientes diferentes e específicos na sua alimentação. A proporção desses nutrientes irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é surpreendente que um gatinho energético em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Outras considerações a ter em conta são a quantidade certa de alimento para manter a condição corporal ideal em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos ou secos.

Cuidados de Higiene

O Tonkinese não precisa de cuidados especiais porque o seu pêlo curto mantém-se em boa condição naturalmente, mas estes gatos apreciam a atenção que vem com a escovagem do dono.