Somali

Somali

O gato Somali é de estatura média, firme, flexível e bem musculado. A cabeça tem a forma de uma cunha média, com contornos suaves. As orelhas são afastados e adornadas. Os olhos têm a forma de amêndoas e estão bem separados. Os olhos são bem circundados por uma linha negra, rodeados depois por uma parte mais pálida. Os olhos são de cor âmbar, avelã ou verde, e quanto mais profunda a sombra, melhor. Aspatas são longas e apresentam zonas peludas ovais. A pelagem é de comprimento médio. O pelo é macio e fino, numa camada densa, mas fica bem aderente ao corpo. Os adultos maduros apresentam uma juba pelo abundante nos membros posteriores, o que não é evidente nos gatinhos. Em cadapwlo deve haver pelo menos três bandas de cor intercaladas, conferindo seis seções de cores que vão contrastando até à sua ponta. O gato Somali apresenta até 28 cores. "Usual" é um tom de castanho dourado com uma base de pelo cor de pêssego, estriado com preto.

Somali
  • Comprimento do pêlo: Médio
  • Cuidados de Higiene: Uma vez por semana
Somali
  • Exercício diário : Alto
Somali
  • Ruído: Médio

Origem

O gato da Somália é a versão de pelo comprido do gato Abissínio. O gene do pelo longo foi introduzido na raça Abissínio no início de 1900, mas a variedade de pêlo longo não foi criada especificamente até aos anos 1960. A introdução original do gene de pelo longo teve lugar na Grã-Bretanha e os Abissinios, que são portadores do gene recessivo, foram exportados para a Europa e América. A reprodução sistemática dos Somali começou nos Estados Unidos. Os Somalis tornaram-se populares em outras áreas, particularmente na Austrália, onde são criados quase à exclusão da raça Abissínia.

País de origem

América

Personalidade

O Somali é muito inteligente. É um gato brincalhão e gosta de jogar e de brinquedos. O Somali pode ser tímido e mais independente do que seus primos abissínios, mas gosta da nossa companhia. São ativos e gostam de ter acesso ao exterior.

Saúde

Uma patologia ligada à raça é a hipotricose - perda de cabelo que leva à calvície. A pelagem incomum predispõe o gato a determinadas condições de pele incluindo as infecções com fungos excessivas.

Informação Adicional

Embora o Cornish Rex perca muito menos pêlo do que outras raças (um vez que tem menos pelo) , não é verdade dizer que a raça não perde pêlo, nem é hipoalergênica. A proteína que provoca alergia está, na verdade, na saliva do gato.

Nutrição

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata do seu alimento. No entanto, os gatos são carnívoros e cada gato deve obter 41 nutrientes diferentes e específicos na sua alimentação. A proporção desses nutrientes irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é surpreendente que um gatinho energético em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Outras considerações a ter em conta são a quantidade certa de alimento para mantera condição corporal ideal em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos ou secos.

Cuidados de Higiene

O gato Somali exige escovagem regular para manter o pêlo livre de nós. No entanto, porque o pêlo não é tão longo como o do Persa, é mais fácil de se manter em boas condições. A maioria dos gatos gostam de ser escovados, mas se essa rotina for estabelecida desde pequenino, torna-se mais fácil fazê-la de forma regular. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça precisa de vacinas regulares, controlo de parasitas e exames de saúde anuais.