Ocicat

Ocicat

O Ocicat é um gato de tamanho médio a grande, com uma pelagem com mancgas bem definidas. O peito é profundo e largo e as pernas são fortes e bem musculadas. A cabeça tem uma forma de cunha, com um focinho quadrado. As orelhas grande e com tufos ajudam a conferir um ar selvagem a este gato. O pêlo do Ocicat é curto e elegante com uma textura acetinada. As manchas estão bem espalhados num padrão distinto dos lados do corpo, ombros e parte posterior, estendendo-se para baixo das pernas e para o abdómen. A testa exibe a mancha distintiva 'M'. A cauda apresenta de forma alternada manchas e aneis de coloração mais escura, que terminam com uma ponta escura. O Ocicat apresenta muitas cores.

Ocicat
  • Comprimento do pêlo: Curto
  • Cuidados de Higiene: Menos de uma vez por semana
Ocicat
  • Exercício diário : Alta
Ocicat
  • Ruído: Médio

Origem

O Ocicat é uma raça de gato relativamente que resultou de alguns cruzamentos experimentais na década de 1960 nos Estados Unidos. Os criadores estavam a tentar produzir um Abissínio com um padrão de cor como o Siamês, mas ao produziram um gatinho com um pêlo incrível manchas douradas num fundo de cor marfim. Este parecia o Ocelote selvagem, daí o nome Ocicat. Os gatos de pêlo curto americanos foram introduzidos no programa de cruzamento, que trouxe a padrões de prata muito bonitos e uma estrutura corporal forte. Em 1988, o primeiro Ocicat chegou à Grã-Bretanha.

Personalidade

Embora o Ocicat tenha sido criado para se parecer com um gato selvagem, o seu temperamento não reflete isso. A raça é inteligente e brincalhona, curiosa e amigável e pode ser exigir muita atenção. Eles preferem, como todos os gatos ativos, ter a nossa companhia. Se os donos estão fora no trabalho durante o dia, uma boa solução pode ser ter dois gatos para companhia.

Saúde

Não existem registos de doenças hereditárias até ao presente nesta raça.

Informação Adicional

O pêlo curto do gato Ocicat não requer muita atenção. Tal como acontece com todos os gatos, exames de saúde anuais, vacinação e controlo de parasitas são aconselháveis.

Nutrição

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata do seu alimento. No entanto, os gatos são carnívoros e cada gato deve obter 41 nutrientes diferentes e específicos na sua alimentação. A proporção desses nutrientes irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é surpreendente que um gatinho energético em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Outras considerações a ter em conta são a quantidade certa de alimento para mantera condição corporal ideal em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos ou secos.