Mau Egípcio

Mau Egípcio

O Mau egípcio é um gato elegante, de aparência atlética, caracterizado por um padrão de manchas aleatórias. Os Mau são descritos como tendo um ar sério. Esta expressão facial é criada por olhos grandes e esverdeados, com um contorno castanho e entre as linhas paralelas do nariz. O Mau não é tão forte como o Shorthair britânico e tão esbelto como o Oriental. A pelagem do Mau Egípcio é sedosa e fina e tem um brilho lustroso. A sua testa mostra o 'M' típico e tem marcas de expressão, formando linhas na testa, que continuam abaixo da parte de trás do pescoço. O padrão manchado distintivo dos Mau apresenta-se em várias cores, com um contraste entre a cor de fundo pálido e as marcas mais escuras.

Mau Egípcio
  • Comprimento do pêlo: Curto
  • Cuidados de Higiene: Menos de uma vez por semana
Mau Egípcio
  • Exercício diário : Alta
Mau Egípcio
  • Ruído: Médio

Origem

Mau é a palavra egípcia para gato e apresenta uma notável semelhança com os gatos com manchas das esculturas da arte egípcia antiga. A raça teve origem a partir de um gato malhado encontrado no Cairo e que foi levado para Roma em 1953 por uma princesa russa. Ela cruzou um número de gatos com manchas em Itália e mais tarde mudou-se para a América do Norte, onde os criadores desenvolveram o Mau moderno. As marcas características presentes na sua cabeça são descritas como uma semelhança ao escaravelho, que é considerado sagrado pelos antigos egípcios. Os gatos Mau só foram importados para o Reino Unido em 1998.

Personalidade

O Mau Egípcio é um gato carinhoso e brincalhão. Diz-se ser extremamente inteligente e que gosta de aprender truques. Gosta de agitação e de ter atenção, o que torna esta raça ideal para ser um gato de família. Os Mau são gatos ativos e precisam de estímulos, brinquedos e companheiros de brincadeiras, especialmente se forem deixados sozinhos por períodos de tempo longos.

Saúde

O Mau Egípcio não é uma raça comum e no momento não há nenhuma informação sobre problemas de saúde significativos.

Cuidados de Higiene

O Mau Egípcio nao requer nenhuma preparação especial do seu pêlo fino e curto, basta-lhe a auto-manutenção. Contudo, gosta de ser escovado com uma escova macia, como parte da atenção que recebe do seu dono. Tal como acontece com todos os gatos, é recomendada a vacinação e controlo de parasitas.