Maine Coon

Maine Coon

O maior gato de todas as raças, o Maine Coon, tem um corpo bem musculado e membros bem desenvolvidos. Ao nível da cabeça, o seu focinho tem uma forma quadrada e as orelhas são grandes e altas. A pelagem é longa e espessa e é composta por um sub-pelo coberto por uma camada de pelo muito brilhante e impermeável. O pêlo na cabeça, pescoço e ombros é mais curto e aumenta de comprimento no dorso, nos lados e na cauda. O pelo na barriga e nas coxas é denso e felpudo.Apresenta uma espácie de juba, que começa na base das orelhas e é mais pronunciada nos machos do que nas fêmeas. O pêlo da cauda é longo e liso. As orelhas têm as extremidades com um tufo de pelos. As patas são também felpudas e apresentam as extremidades brancas, dando um efeito de luvas brancas. O Maine Coon tem uma variedade de 30 ou mais cores. Os olhos podem ser de cor verde, ouro ou cobre - em gatos brancos é possível ter olhos azuis ou de cores diferentes.

Maine Coon
  • Comprimento do pêlo: Longo
  • Cuidados de Higiene: uma vez por semana
Maine Coon
  • Exercício diário : Média
Maine Coon
  • Ruído: Baixo

Origem

Os antepassados do Maine Coon foram gatos de pêlo longo trazidos para o Estado de Maine, nos Estados Unidos, por marinheiros em 1850. Estes gatos acasalaram com os gatos de pêlo curto locais. Os filhotes que nasceram eram gatos grandes, de constituição robusta e com pêlos semi-longos e caudas tipo escova que se assemelham à cauda do guaxinim, daí o nome Maine Coon. Os gatos desenvolveram uma pelagem densa para suportar os invernos extremos em Maine. Foram realizadas exposições espeicias para Maine Coons no início de 1860 e a raça tornou-se muito popular como animal de companhia. O Maine Coon foi importado para o Reino Unido em 1980.

Personalidade

Os gatos Maine Coon têm uma natureza carinhosa, muito brincalhona e amigável. Estes gatos apreciam a nossa companhia, o que os torna ótimos animais de companhia. talves devido ás suas origens, estão habituados a dormir na rua e são muitas vezes encontrados enrolados em locais estranhos. Os gatos Maine Coon gostam de uma vida ao ar livre e de caçar. Estes gatos são conhecidos pelo som enternecedor e calmo que fazem.

Saúde

A raça parece ter uma alta prevalência de uma condição cardíaca denominada cardiomiopatia hipertrófica e também uma prevalência elevada de displasia da anca. Pergunte ao criador sobre ambas as condições antes de comprar.

Informação Adicional

Se estiver a considerar a reprodução do seu Maine Coon, peça aconselhamento ao seu veterinário sobre que despistes deve fazer, para o ajudar a ter gatinhos saudáveis.

Nutrição

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata do seu alimento. No entanto, os gatos são carnívoros e cada gato deve obter 41 nutrientes diferentes e específicos na sua alimentação. A proporção desses nutrientes irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é surpreendente que um gatinho energético em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Outras considerações a ter em conta são a quantidade certa de alimento para mantera condição corporal ideal em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos ou secos.

Cuidados de Higiene

Tendo em conta o seu comprimento, o Maine Coon lida com sua pelagem muito bem, no entanto, ainda assim necessita de cuidados frequentes para mantê-lo em boas condições. Tal como acontece com todos os gatos, é recomendada a vacinação e controlo de parasitas.