Cymric

Cymric

O Cymric é um gato forte e robusto, com um tipo de corpo semelhante ao Shorthair britânico, com grandes olhos e orelhas amplamente espaçados. A ausência da cauda é a característica mais marcante da raça. As suaspatas traseiras são mais longas do que as da frente. O pêlo do Cymric é espesso e ao cobrir todo o seu corpo, confere-lhe umaparência redonda. Por vezes estes gatos podem deslocar-se com um salto parecido s«ao de um coleho, devido a uma deformação na coluna vertebral, similar a espinha bífida, que está associada à ausência de cauda. Os Cymrics apresentam todas as cores e padrões, exceto a coloração em ponta do Siamês.

Cymric
  • Comprimento do pêlo: Longo
  • Cuidados de Higiene: Escovagem diária
Cymric
  • Exercício diário : Média
Cymric
  • Ruído: Baixa

Origem

O Cymric é uma versão de pelo semi-comprido do gato Manx . Apesar de seu nome, que deriva de Cymru, o nome celta para o País de Gales, a sua origem é na Ilha de Man. Os gatos sem cauda são comuns na Ilha de Man, onde a consaguinidade entre os gatos da ilha permitiu uma mutação genética que ocorre naturalmente. Tal como no gato Manx, a ninhada de filhotes de Cymric pode ter caudas pequenas de vários comprimentos ou mesmo nascerem sem cauda. Os programas de melhoramento no Canadá na década de 1960 elevaram a popularidade de Cymrics nos EUA, onde apenas os animais completamente sem cauda são mostrados.

Personalidade

O Cymric é um gato muito calmo, brincalhão e inteligente. Pode ser um pouco tímido e reservado com estranhos e tende a ligar-se muito estreitamente a um dono. É uma raça que parece manter o seu comportamento de gatinho mesmo na idade adulta.

Saúde

A falta da cauda é um defeito genético grave e a coluna vertebral 'deformada' do Cymric pode causar problemas de saúde, incluindo artrite desde tenra idade. Em alguns gatos a passagem anal pode ser reduzida e isso pode causar obstruções intestinais. Tal como acontece com todos os gatos, o Cymric precisa de vacinação, controlo de parasitas e exames de saúde anuais veterinários.

Informação Adicional

Uma vez que a ausência de cauda é uma condição semelhante à espinha bífida, a sua reprodução pode resultar em deformações no gatinho, ou mesmo em morte no caso de haver cruzamentos de forma irresponsável. Se estiver a considerar a reprodução de seu gato Cymric, procure orientação de um veterinário para evitar sofrimento desnecessário e deformações nos gatinhos.

Cuidados de Higiene

O pêlo espesso do Cymric precisa de escovagem diária para se manter em boa condição e sem nós.