Bobtail Japonês de Pelo Longo

Bobtail Japonês de Pelo Longo

O Bobtail japonês tem linhas elegantes e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é bem desenhada, com grandes orelhas eretas e grandes olhos redondos, com uma inclinação pronunciada. A cauda, em posição normal, só se estende cerca de 5 a 8 cm. Quando o gato está relaxado a cauda está voltada para cima. O pêlo na cauda é geralmente mais grosso e mais longo do que nos outros lugares e cresce em todas as direções, o que cria um efeito de um pom-pom. Os Bobtails podem ser de pêlo longo ou curto. A pelagem é macia e sedosa e apresenta várias cores. A cor preferida no Japão é o tri-color, ou tartaruga(conhecido como Mi-ke), uma mistura de preto, laranja e branco, que simboliza sorte - este coloração é normalmente encontrada apenas nas fêmeas.

Bobtail Japonês de Pelo Longo
  • Comprimento do pêlo: Longo
  • Cuidados de Higiene: Menos de uma vez por semana
Bobtail Japonês de Pelo Longo
  • Exercício diário : Média
Bobtail Japonês de Pelo Longo
  • Ruído: Médio

Origem

A característica exclusiva do Bobtail japonês é a sua cauda. Quando o gato está relaxado e natural a cauda parece a de um coelho, mas pode desenrolar-se a um comprimento de cerca de 10 a 12 cm. No Japão, a raça pode ser encontrada desde o século VIII, mas não foi vista fora do Japão até 1960, quando os Bobtails japoneses de pêlo curto foram importados para a América. O Bobtail Japonês estabeleceu um grupo na América, sendo agora uma raça reconhecida e participa largamente em exposições nos EUA. Não há muitos no Reino Unido.

Personalidade

O Bobtail Japonês é um gato amigável e inteligente. A raça é conhecida por ter uma natureza doce com os outros animais e adorar a companhia humana. Alguns gatos podem aprender truques e precisam ser entretidos e estimulados. É uma raça bastante tagarela.

Saúde

Na América, o Bobtail japonês é conhecido como uma raça robusta e saudável que vive bem a sua juventude. Isto não pode ser confirmado ou negado na população do Reino Unido por causa do baixo número de exemplares da raça neste país. Diz-se que não têm os mesmos problemas que outras raças sem cauda, tais como o Manx porque é uma mutação num gene diferente. No entanto, ainda não existe informação suficiente.

Nutrição

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata do seu alimento. No entanto, os gatos são carnívoros e cada gato deve obter 41 nutrientes diferentes e específicos na sua alimentação. A proporção desses nutrientes irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é surpreendente que um gatinho energético em crescimento precise de um equilíbrio diferente de nutrientes na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Outras considerações a ter em conta são a quantidade certa de alimento para mantera condição corporal ideal em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos ou secos.

Cuidados de Higiene

O gato Bobtail japonês não requer nenhuma preparação especial como seu pêlo pois é facilmente mantido em bom estado com o seu próprio asseio. A versão de pêlos compridos precisa de um pouco mais de esforço. No entanto, ambos irão gostar da atenção que recebem com uma escova macia. Tal como acontece com todos os gatos, é recomendada a vacinação e controlo de parasitas.