Abissínio

Raças de gatos - Gato Abissínio
Os Abissínios são gatos de porte médio, robustos, ágeis com pernas longas e delgadas. Cabeça cuneiforme, com contornos ligeiramente arredondados e com pequenos tufos distintos nas pontas das orelhas e olhos grandes em forma de amêndoa. A pelagem curta rente ao corpo tem um aspeto distintivo, caracterizado por listras de diversas tonalidades. A cor mais comum é castanho alaranjado "ruddy", mas existem muitas outras cores desta raça de gato.
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Raça não hipoalergénica
  • Gato de exterior
  • Gato perfeito para famílias

 

O Abissínio assemelha-se ao gato selvagem africano, o antepassado do gato doméstico. A história do gato Abissínio no Reino Unido é um pouco desconhecida, mas é provável que tenha sido trazido pelos militares da Abissínia (atual Etiópia), na década de 1860. Os primeiros Abissínios foram cruzados com os Gatos Britânicos de Pêlo Curto, e mais tarde com raças de gatos orientais. Os gatinhos Abissínio de Pêlo Longo têm sido encontrados em diversas ninhadas ao longo de muitos anos, e desde 1970 que se tornaram numa raça de gato oficialmente reconhecida, denominada Somali.

 

Abissínia (Etiópia)

 

Abys, Gato Coelho

 

O Abissínio é um gato calmo, inteligente e curioso, conhecido por desfrutar da companhia humana e por se apegar bastante à sua família. Gosta de espaço e atividades, é um bom trepador, e irá apreciar um jardim cheio de árvores e lugares altos. É um gato brincalhão, contudo equilibrado, portanto, não é muito descontrolado!

 

Os Abissínios são propensos a uma patologia hereditária chamada deficiência da enzima eritrocitária Piruvato Quinase, que pode causar anemia. Teste fiável disponível. Em alguns países foi identificada nesta raça de gato uma atrofia progressiva da retina que causa cegueira progressiva. Se optar por este gato, informe-se junto do local onde vai adquirir o seu gato, sobre o estado de saúde dos seus progenitores. Todos os criadores deverão estar a par da situação patológica genética dos seus gatos de reprodução.

 

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

 

A pelagem do Abissínio é fácil de cuidar. Irá desfrutar de uma pelagem cuidada se o escovar ou pentear e, se realmente pretender um brilho "profissional" passe delicadamente com um pano de camurça húmido sobre o pêlo para realçar o brilho natural da pelagem. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça de gato requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.

 

Embora esta raça de gato tenda a ser excelente na interação com as crianças, cada gato é um gato e tem a sua personalidade baseada no treino e na sua experência de vida. Caso esteja a pensar adotar, sugerimos que fale com a associação para saber quais as características específicas do gato que pretende.

Cat Breed

Qual é a raça de gato certa para mim?

Cada gato tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu gato, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

O que ter em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um gato que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos gatos à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada gato tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do gato com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter.

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um gato de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um gato de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu gato, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu gato

Com o seu novo gato adulto ou gatinho quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo gato chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/gatos/ter-um-novo-gato/dar-as-boas-vindas-ao-seu-gato/receber-o-seu-gato-em-casa