Mudámos recentemente a nossa Política de Privacidade. Para conhecer em detalhe a Política de Privacidade corrigida, por favor clique neste link.

Política de Cookies

Dietas especiais

Tal como as suas personalidades, as exigências nutricionais de cada gato são ligeiramente diferentes, o que, por vezes, significa que necessitam de um alimento diferente. Felizmente, tem muitas opções por onde escolher.

Condições médicas

Hoje em dia, existe uma grande variedade de fórmulas disponíveis que foram especificamente desenvolvidas para tratar e fazer o maneio dos gatos que têm problemas específicos de saúde. De facto, a alimentação recomendada pelo veterinário tem uma enorme importância. Pesquisas científicas inovadoras são refletidas em cada fórmula para garantir que oferece um correto equilíbrio de nutrientes, enquanto satisfaz os requisitos dietéticos especiais.

As dietas recomendadas pelos veterinários podem ajudar gatos que sofrem de:

  • Alergias ou sensibilidades alimentares
  • Doenças inflamatórias da pele ou dermatites
  • Problemas gastroentestinais como doença inflamatória intestinal, obstipação, vómito, diarreia
  • Diabetes mellitus
  • Doença renal crónica
  • Problemas urinários
  • Doença hepática
  • Insuficiência cardíaca congestiva e pressão arterial elevada
  • Obesidade

Dietas especificas estão também disponíveis para ajudar os gatos a recuperar de doenças, por exemplo, a seguir a uma cirurgia ou quando subnutridos.

icone cor de laranja comedouro

Gatos com excesso de peso

Hoje em dia, não é fora de comum ver um gato que está com um bocadinho de excesso de peso. A causa é simples – demasiadas calorias e pouco exercício! E é por isso que não basta controlar a sua comida – é preciso olhar também para os níveis de atividade.

Mas não é assim tão simples como reduzir a quantidade de alimento, pois isto pode significar que os gatos não vão receber todos os nutrientes que precisam. Uma dieta especial de perda de peso irá garantir que o seu gato tem todos os nutrientes que precisa em porções satisfatórias, enquanto o ajuda a perder peso.

Claro que o passo mais importante a tomar se o seu gato está com excesso de peso é controlar a dose diária de alimentação, incluindo snacks e guloseimas. É normal dar ocasionalmente um miminho – Apenas lembre-se de o contabilizar na dose diária de comida que dá ao seu gato!

Use a nossa ferramenta de condição corporal para ver como o seu gato pode ficar em forma e para descobrir a sua condição corporal ótima (e como a manter).

Gatos de interior

Muitos gatos de interior vivem felizes, saudáveis sem nunca irem à rua. Mas viver num espaço restrito tem as suas limitações – especialmente por causa do exercício! Por isso é muito importante que dê ao seu gato várias oportunidades para se exercitar através de momentos de brincadeira regulares. Sem os mesmos, os gatos podem começar a engordar. É por isso que as fórmulas para gatos de interior contém mais proteína e menos gordura, que os produtos standard.

Os gatos de interior podem também sofrer do problema das bolas de pelo, mais do que gatos de exterior. Isto pode acontecer por os gatos dedicarem mais tempo à sua auto limpeza, ou simplesmente porque se nota mais! É por isso que muitas fórmulas para gatos de interior contém fibra extra e prebióticos, para manter o trato intestinal saudável e ajudar as bolas de pelo a naturalmente se movimentarem ao longo do sistema digestivo. Isto pode também ajudar a reduzir o odor da liteira – o que é um bónus para si e para o seu gato!

Alergias

Verdadeiras alergias alimentares ou intolerâncias alimentares são raras nos animais de companhia, afetando apenas 0,1% dos gatos e dos cães. No entanto, quando as alergias acontecem, podem ser muito desconfortáveis para os animais de companhia e às vezes até pode pôr em risco a sua própria vida. Por volta de 97% das alergias diagnosticadas resultam em sintomas na pele, com 10-15% causando problemas digestivos- por isso é importante ter um diagnóstico correto, rigoroso pois estes sintomas podem ser observados com outras condições cutâneas e gastrointestinais.

A única forma rigorosa de diagnosticar uma verdadeira alergia ou intolerância alimentar é através de um teste de eliminação, com a supervisão do seu veterinário. A maioria das alergias em gato são provocadas pelas proteínas do alimento, por isso a solução é eliminar a fonte proteica que está a provocar o problema. O seu veterinário irá prescrever uma dieta hidrolisada ou com uma nova fonte proteica durante 6-12 semanas, antes de gradualmente introduzir alimentos com fontes de proteína única e identificar o responsável da alergia. É importante lembrar que, tal como nos humanos, as alergias alimentares são o resultado de uma resposta anormal do sistema imunitário. O alimento em si não tem qualquer problema – é simplesmente uma resposta atípica ao mesmo que causa esta reação!

Dietas especiais da PURINA®

Para ajudar a satisfazer os requisitos dos gatos com necessidades nutricionais específicas, algumas das nossas marcas desenvolveram as suas próprias fórmulas específicas. Pode saber mais sobre as mesmas, clicando nas marcas em baixo.

  • PURINA PRO PLAN Gato
  • PURINA ONE Gato
  • PURINA Cat Chow
  • PURINA FRISKIES Gato
  • PURINA PRO PLAN Veterinary Diets
share.png Partilha