Alimentar - quando, onde e que quantidade ?

Alimentar - quando, onde e que quantidade ?

Ajude a evitar perturbações na hora da refeição, colocando o seu comedouro e bebedouro longe das zonas de passagem de pessoas, de barulho e da sua caixa de areia, num local confortável e de fácil acesso para ele. Se tem vários gatos em casa, distribua diferentes comedouros por vários locais, para garantir que todos têm acesso igualmente facilitado ao alimento. Coloque um tapete de plástico ou jornal por baixo do comedouro para facilitar a limpeza. Pode ajudar a promover e a manter uma boa hidratação, garantindo que está sempre disponível água limpa e fresca.

Estabeleça uma rotina para que o seu gato coma à mesma hora todos os dias. Se o chamar pelo nome na altura da refeição, ajudará a reforçar a sua identidade, associando o nome dele a uma atividade positiva. Se utiliza um alimento seco para gatos, pode colocar logo de manhã a dose para o dia todo (o que é muito conveniente para os donos que trabalham muitas horas fora de casa) ou disponibilizar metade de manhã e metade à noite. Outra vantagem da alimentação seca é o facto de ajudar a manter os dentes do seu gato limpos e as gengivas saudáveis.

É importante saber a quantidade correta de alimento para garantir que o seu gato recebe todos os nutrientes essenciais, enquanto evita também o aumento desnecessário de peso. Pode ajudar a assegurar que o seu gato se alimenta com a quantidade ótima, medindo sempre as doses. Para um plano nutricional adequado, siga o guia de alimentação na embalagem do alimento.