Alimentar o seu gato Maduro (+7 anos)

Alimentar o seu gato Maduro (+7 anos)

Como pode ajudar a proteger a sua saúde?

Pode provocar um impacto significativo no bem-estar do seu gato maduro pelo que decide em relação à sua alimentação (como e que alimento), durante a sua idade mais avançada.

À medida que o seu gato envelhece, por vezes, as suas necessidades nutricionais alteram-se. A alimentação é uma importante forma de o ajudar a manter-se saudável. Pode também ajudá-lo a manter o peso ideal e a vitalidade tendo em consideração os fatores que podem influenciar o tipo e a quantidade de alimento de que o seu gato maduro necessita.

Habitualmente, os gatos maduro apresentam um metabolismo mais lento e, por isso, necessitam de menos nutrientes do que durante o crescimento, a gestação ou a amamentação. Costumam, ainda, ser menos ativos e podem precisar de um alimento com menos calorias. Consequentemente, é importante dar atenção ao controlo de peso em todos os gatos nesta fase da vida. A obesidade é considerada um problema de saúde substancial, afetando cerca de 25% dos gatos em idade avançada. Pode ajudar a prevenir o aumento excessivo de peso e problemas de saúde associados à obesidade, através do ajuste na quantidade de calorias no alimento. Muitos alimentos para gatos em idade avançada são também eficazes no controlo ativo do peso do seu gato e a ajudá-lo a regressar a uma condição corporal ideal.

Tal como o aumento de peso, também a perda progressiva de peso pode constituir um problema para a saúde dos gatos mais velhos. Pode ajudar a manter o seu gato com uma boa condição corporal, monitorizando regularmente as alterações no seu peso. A perda de peso pode indicar problemas de saúde, tais como insuficiência renal, diabetes, tumores ou outras doenças. Se o seu gato parece ter perdido ou estar a perder demasiado peso, consulte o veterinário.

Não se esqueça de que todos os gatos são únicos e que, mesmo se outros fatores forem iguais, dois gatos podem divergir na quantidade de alimento exigida por terem taxas de metabolismo diferentes. Pode ajudar a assegurar que a alimentação do seu gato é a ideal, mantendo-se atento às suas necessidades alimentares individuais.