Alimentar o seu Gatinho
Alimentar o seu Gatinho

Alimentar o seu Gatinho

Como pode ajudar a reforçar a sua saúde e crescimento?

O primeiro ano de vida do seu gatinho é crucial para uma vida plena de boa saúde. Durante esse período, ele cresce da primeira infância para o equivalente à infância e, depois, para a juventude. Pode ajudá-lo a acompanhar as elevadas exigências nutricionais do seu organismo com o alimento correto e com hábitos alimentares adequados.O seu gatinho necessita de cerca do dobro da energia por quilo de peso corporal em comparação com os gatos de idade avançada. Por volta das 6-8 semanas de idade, deverá ter completado o desmame e estará já habituado a um alimento completo e equilibrado para gatinhos em crescimento. Deve ter sempre disponível água limpa e fresca.

Os alimentos secos humedecidos ou alimentos enlatados deixados à temperatura ambiente podem deteriorar-se, se ficarem fora da embalagem, durante várias horas. Para evitar esta situação, deve retirar e deitar fora o alimento que não tiver sido consumido, após uma hora. Pode ajudar a proteger o seu gatinho de distúrbios digestivos se introduzir quaisquer alterações à sua alimentação, gradualmente, durante um período de 7 a 10 dias.

Os gatinhos costumam comer de modo ocasional, uma vez que têm um grande número de pequenas refeições, ao longo do dia. Depois de consumir uma pequena quantidade de alimento, o gatinho vai embora e regressa com frequência para comer. Este comportamento não deve ser confundido com falta de vontade ou rejeição do alimento. Se esta recusa de alimento se prolongar e/ou o seu gatinho revelar sinais de doença, tais como apatia, diarreia, vómitos constantes, corrimentos oculares ou nasais, um esforço excessivo para urinar ou prisão de ventre, ou um comportamento invulgar de se esconder em locais escuros, deve consultar um veterinário.

A partir dos sete meses até um ano de idade, o estômago e o sistema digestivo do seu gato já estarão suficientemente desenvolvidos. Os gatinhos devem ser alimentados de acordo com as necessidades individuais, pelo que deve ajustar a quantidade de alimento de acordo com o nível de atividade e a condição corporal. Se o seu gato tiver excesso de peso, pode ajudar a evitar que ganhe mais peso em excesso, reduzindo a ingestão de alimento. Um veterinário pode ajudá-lo a avaliar a condição corporal do seu gato e, caso seja necessário, ajudá-lo a planear um programa de peso adequado.

Neste momento, está preparado para ajudar o seu gatinho a aproveitar ao máximo qualquer fase do primeiro ano de vida e preparar-se para uma vida longa e saudável juntos.