Alimentação Completa e Equilibrada

Alimentação Completa e Equilibrada

O seu gato necessita de um alimento completo e equilibrado, específico para a fase atual da sua vida. Pode certificar-se de que ele recebe a nutrição correta, escolhendo um alimento para gatos que inclua os níveis adequados de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais, tal como definido pela investigação científica.

Os gatos têm requisitos nutricionais específicos, tais como o aminoácido essencial taurina. Um alimento com quantidades insuficientes pode comprometer a visão do seu gato, bem como originar problemas cardíacos. Para os alimentos diários dos gatos, os nutricionistas Purina provaram que um nível de 30% de proteína de elevada qualidade suportará o crescimento e a reprodução em gatos.

Comparação de rótulos

Ao comparar o valor nutricional nos rótulos dos vários alimentos, pode escolher o que melhor contribuirá para a saúde e o bem-estar do seu gato. No entanto, é importante estar atento a algumas questões e restrições.

As diferenças na percentagem de humidade entre os diversos tipos de alimento para gato influenciam a densidade dos produtos e a quantidade de nutrientes por dose. Quanto mais elevado o teor de água do alimento, menor a quantidade de proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais, o que significa que o gato terá de ingerir uma dose maior dos produtos com alto teor de humidade para obter a nutrição necessária.

Esta diferença na humidade e no teor energético também impede uma comparação direta do valor nutricional de dois tipos de produtos. Por exemplo, não é possível comparar o teor de proteínas de 12% de um alimento enlatado para gato com o nível de proteínas de 21% de um alimento seco para gato e concluir que a alimentação seca fornece mais proteína. Contudo, pode fazer uma comparação correta entre o teor de proteínas de 21% de um alimento seco para gato e o teor de proteínas de 30% de outro alimento seco para gato e concluir que o gato obtém mais proteína se comer o produto com o nível mais elevado de proteína. No entanto, salientamos, ainda, que este produto não é necessariamente melhor – isso dependerá da fase e do estilo de vida do gato a quem o alimento é administrado.

Suplementos

Exceto se aconselhado pelo veterinário, não é necessário adicionar vitaminas, minerais ou outros alimentos à alimentação diária do seu gato.

Tipos de Alimento para Gato: Os três principais tipos de alimentos para gato são os produtos secos, semi-húmidos e húmidos. Com a tecnologia de ponta atual, todas as variedades de alimento para gato podem ser formuladas para fornecer uma nutrição completa e equilibrada ao seu gato.

Alimentos secos: Consistem em croquetes estaladiços, que ajudam a reduzir a acumulação de placa e tártaro nos dentes dos gatos. Os alimentos secos também têm a vantagem de permanecer frescos por mais tempo, após a abertura da embalagem, do que os outros dois tipos de alimento para gato.

Alimentos semi-húmidos: Habitualmente oferecem uma maior palatabilidade, quando comparados com alimentos secos. São fáceis de utilizar e armazenar.

Alimentos húmidos: Estes alimentos são habitualmente os que têm a maior palatabilidade, quando comparados com alimentos secos ou semi-húmidos. Quando a embalagem contém várias refeições, o alimento que não for consumido deverá ser guardado no frigorífico.