Cuidar do seu gato sénior
Pode notar que o seu gato dorme mais, não consegue saltar tão alto como costumava ou não caça um brinquedo de corda como tanta energia.
A vida em família
Nutrição para gatos séniores

Um gato passará cerca de 40% da sua vida como sénior, por isso é importante perceber a mudança nas suas necessidades nutricionais para garantir que ele está o mais saudável e feliz possível. Os gatos são normalmente considerados séniores a partir dos 7 anos e a partir dessa altura pode notar que começam a abrandar um bocado o seu ritmo. Ao levar uma vida mais calma e ao abrandar o seu metabolismo, o seu gato sénior utiliza menos energia diariamente, e por isso não irá precisar de tantas calorias. Esta mudança deve refletir-se na dieta do seu gato, para garantir que não é alimentado em excesso e manter um peso corporal saudável.
Um alimento específico para gato séniores irá dar ao seu pet tudo o que ele necessita à medida que envelhece. É uma fórmula que contém proteína facilmente digerível, mais fácil para o seu estômago e mais suave para os seus dentes. Para mais informação, veja o nosso guia em como alimentar um gato sénior
Se notar que o seu gato anda esquisito com o seu alimento, é melhor levá-lo ao veterinário. Uma perda de apetite pode ser provocada por um problema de saúde ou também pode ser devida a uma simples mudança de sabores. O seu veterinário será capaz de avaliar se for algo mais sério e dar-lhe-á conselhos em como convencer o seu gato sénior a comer outra vez!
As marcas PURINA para gatos séniores
A Purina tem marcas que oferecem alimentos cuidadosamente formulados para gatos séniores. Nós recomendamos um dos seguintes:
Check-ups regulares
Tal como nós estamos mais suscetíveis a certos problemas de saúde à medida que envelhecemos, os gatos também. Alguns destes resultam do processo natural de envelhecimento, mas outros podem ser evitados e cuidados facilmente.
Check-ups regulares no veterinário são a melhor maneira de manter a saúde do seu gato sénior – de facto, são tão importantes que algumas cirurgias acontecem em clinicas específicas para gatos séniores. Durante o check-up, o seu veterinário irá pesar o seu gato e examiná-lo rigorosamente. Se tiver alguma preocupação, ele pode pedir análises de urina e de sangue para testar algum sinal de doença comum em gatos séniores.
Os planos de vacinação, desparasitação interna e externa devem continuar normalmente na vida do seu gato sénior.

Os gatos mais velhos têm um maior risco de ter problemas com os seus dentes e gengivas, por isso garanta que leva o seu gato sénior regularmente a um check-up dentário como parte de uma rotina saudável.
Os gatos precisam das suas unhas para trepar e proteger-se mesmo quando são mais velhos, portanto as suas unhas devem ser apenas cortadas quando absolutamente necessário. Como os gatos séniores são menos ativos, eles não colocam as suas unhas tão escondidas como costumavam, podendo estas precisar de serem aparadas de vez em quando.
Como os gatos séniores podem por vezes perder a habilidade para retrair completamente as suas garras, estas podem parecer mais longas do que na verdade são – por isso tenha cuidado para não as cortar demais!
As dores nas articulações numa idade mais avançada significam que o seu gato não consegue atingir todos os sítios para se conseguir lamber. Pode dar-lhe uma ajuda com uma escova – os gatos com pêlo curto precisam apenas uma vez por semana e gatos com pêlo comprido necessitam de uma escovagem todos os dias. Tente evitar dar banho ao seu gato, excepto quando é urgente, pois os gatos mais séniores consideram-no uma experiência stressante.
Sinais e sintomas de envelhecimento
Quando se cuida de um gato sénior, saber quais os sintomas de envelhecimento a que devemos estar atentos é importante, tal como uma dieta nutritiva e muita atenção e amor. Ao identificar algum dos sinais abaixo pode ajudá-lo a perceber as mudanças que estão a acontecer com o seu gato e proporcionar-lhe o melhor tratamento quando necessário.