We have recently changed our privacy policy. To read the revised policy please click on this link to see the details.

Política de Cookies

Alimentar a sua cadela durante a gravidez

Ter cachorros é tanto excitante como cansativo para si e para a sua cadela. É fantástico dar as boas-vindas a novas bolinhas de pelo, mas é também muito exigente para a nova mamã desenvolver, dar à luz e criar uma ninhada traquinas!

Ter cachorros é tanto excitante como cansativo para si e para a sua cadela. É fantástico dar as boas-vindas a novas bolinhas de pelo, mas é também muito exigente para a nova mamã desenvolver, dar à luz e criar uma ninhada traquinas!

É, por isso, mais importante do que nunca que se certifique que ela está a receber tudo o que necessita do seu alimento. Comer corretamente, ajudará a garantir que tanto a mamã como os seus cachorros estão felizes e saudáveis.

Apesar de uma fórmula para cães adultos ser ótima para o consumo no dia-a-dia, ela precisará de uma dose extra de nutrientes, enquanto está grávida, especialmente se está à espera de uma ninhada grande.

As futuras mamãs obtêm a maior quantidade de energia e proteína de que necessitam, a partir de um alimento para cachorros de elevada qualidade. Alimentar uma cadela gestante com uma fórmula para cachorros, ajudará a suportá-la, durante e após a gravidez. Experimente uma das seguintes fórmulas PURINA para cachorros.

A condição corporal da sua cadela (e quaisquer outras condições clínicas) pode afetar as exigências nutricionais que ela terá, durante a gravidez. Pode saber mais sobre a condição corporal da sua cadela com a nossa ferramenta de condição corporal.

Ninhada de cachorros a mamar

Porque devo alimentar uma cadela grávida com uma fórmula para cachorro?

Os alimentos para cachorros são mais ricos em nutrientes essenciais e fornecem mais energia do que as fórmulas para cães adultos. Além disso, são mais facilmente digeríveis. Tudo isto é importante, quando está a alimentar uma cadela grávida.

Alimentar a sua cadela com uma fórmula para cachorros, a partir das 5-6 semanas de gravidez irá ajudá-la a manter-se forte e a fornecer nutrientes para os seus cachorros, através do leite.

A sua cadela deve mudar de alimento por etapas para permitir que o seu sistema digestivo se adapte. Comece por introduzir o alimento para cachorros na sua fórmula habitual (reduzindo o alimento habitual), e aumente gradualmente, ao longo de cerca de 1 semana (7-10 dias), até que as duas fórmulas tenham sido totalmente trocadas.

Tenha em atenção o tamanho da sua cadela e as suas preferências, quando escolher o alimento cachorro para ela.

Por dose, os alimentos secos contêm um maior número de calorias do que os alimentos húmidos. Por isso, se a sua cadela é alimentada exclusivamente por um alimento húmido, dê-lhe mais refeições ou doses maiores para assegurar que recebe a energia extra de que necessita – especialmente se espera uma ninhada grande. Pode também tentar combinar a sua alimentação húmida com um pouco de alimento seco para lhe dar o melhor das duas opções.

Como sempre, certifique-se que ela tem fácil acesso a muita água fresca e limpa para que se possa manter hidratada, especialmente se ela está a ser alimentada com uma fórmula seca, durante a gravidez.

Que dose devo administrar a uma cadela grávida?

Quando alimentar uma cadela grávida, dê-lhe a sua dose habitual, durante as primeiras semanas de gravidez. Nesta fase inicial, a sua cadela pode perder o apetite ou sentir uma pequena náusea e vómitos, semelhante aos nossos “enjoos matinais”. Sabemos que isto pode parecer alarmante, mas não se preocupe – é perfeitamente normal. No entanto, se está preocupado com a sua perda de apetite ou se ela continua mal disposta, contacte o seu médico veterinário.

Comece por aumentar o consumo de alimento, pouco a pouco, a partir da semana cinco de gravidez. Aumente gradualmente a dose de alimento, semana após semana, para que pela semana nove, a sua dose diária seja cerca de um terço superior ao normal. Por esta altura, o peso da futura mamã deve ter aumentado cerca de 25% ou até mais se ela esperar uma ninhada grande.

Utilize doses controladas para evitar que ela coma demais e fique obesa, porque isto pode originar problemas, durante a gravidez e no trabalho de parto. Se tem alguma preocupação com o peso da sua cadela, durante a gravidez, consulte o seu médico veterinário.

É melhor alimentar a sua cadela gestante muitas vezes e em pequenas quantidades, especialmente nas fases finais da gravidez, porque com a barriga cheia de cachorros, ela não terá muito espaço para o alimento.

Que dose devo administrar a uma cadela a amamentar?

Amamentar a sua ninhada recém-nascida não é tarefa fácil para a mamã, uma vez que os seus cachorros exigem muito leite nutritivo para os ajudar a crescer e a ficar fortes. De facto, sabia que as cadelas produzem mais leite para os seus cachorros do que os humanos para os seus bebés?

Para a ajudar a obter a dose extra de energia de que necessita para a sua ninhada, continue a alimentá-la com a fórmula para cachorros utilizada durante a gravidez. O seu maior conteúdo calórico e nutrientes adicionados permitem-lhe ficar forte e ajuda-a a produzir leite de elevada qualidade para os seus cachorros.

Nas primeiras 1-3 semanas de amamentação, aumente as refeições diárias da mãe de duas para três. Pela quarta semana (em que atinge o pico na sua produção de leite), passe para quatro refeições por dia. A quantidade de alimento em cada refeição deve aumentar, de acordo com o seguinte, durante a amamentação:

  • Semana 1: 150% da sua dose habitual
  • Semana 2: 200% da sua dose habitual
  • Semana 3: 300% da sua dose habitual

A quantidade e a frequência com que alimenta a sua cadela durante a amamentação, dependerá da sua raça e do tamanho da ninhada. Se ela está a amamentar uma ninhada com mais de quatro cachorros, precisará de muita energia, pelo que poderá necessitar de constante acesso ao alimento.

As recém mamãs amamentam a sua ninhada, durante 6-8 semanas, mas podem ser lentamente introduzidos alimentos sólidos aos cachorros, a partir das 3-4 semanas de idade. À medida que ocorre o desmame, reduza o consumo de alimento da cadela, gradualmente, até que volte à sua dose habitual antes da gravidez.

Se tem dúvidas sobre a alimentação, durante esta importante etapa , consulte o seu médico veterinário sobre como alimentar a sua cadela, durante todas as fases da gravidez e da amamentação.

Marcas PURINA para cadelas grávidas ou em amamentação

Várias marcas PURINA oferecem um alimento de alta energia para cachorros para responder às necessidades da sua cadela gestante, durante a gravidez e a amamentação. Saiba mais aqui

share.png SHARE