Escolher um cão de raça pequena

Raças de cães pequenos

Como decidir qual a raça perfeita para si
Raças de cães pequenos

Bichon

A raça Bichon, muitas vezes chamada de Bichon Frisê ou Maltês, tem uma história intrigante e uma personalidade encantadora. Este cão de raça pequena é afetuoso e descontraído e adapta-se bem à vida familiar na cidade ou no campo. A sua natureza leal e personalidade entusiástica fazem dele um excelente cão de guarda. Este pequeno cão adora jogos e brincadeira. Muitas pessoas escolhem o Bichon por causa do lindo pelo longo ou encaracolado que pode ter diversas tonalidades: o branco puro é o mais frequente, mas pode apresentar também tonalidades creme e pêssego.

Chihuahua

O Chihuahua é o cão mais pequeno do mundo e chega a viver até aos 18 anos. Ao escolher um Chihuahua elimina a monotonia da sua vida, já que este cão é uma caixa de surpresas! Ele defende de forma destemida as pessoas que ama e nunca se faz de rogado a brincadeiras ou passeios. É difícil resistir aos olhos grandes e à natureza afetuosa do Chihuahua, mas não se deixe enganar! Este pequeno cão é muito inteligente e deve ser treinado com mão firme. Os Chihuahuas têm pelo curto ou longo em várias tonalidade que é muito fácil de manter.

Cavalier King Charles

Com o seu pelo macio e sedoso, o Cavalier King Charles Spaniel é um cão excelente para famílias. O seu nome surge do nome do Rei Charles II, que adorava tanto esta raça de cães pequenos que os levava para o parlamento! Recomenda-se uma escovagem diária e banhos ocasionais para manter o pelo limpo e saudável, em especial depois de sessões de exercício. Esta raça adora jogos ativos no exterior para farejar à vontade!

Teckel

Um eterno popular, é fácil identificar o Teckel pelas patas curtas e corpo comprido em forma de "salsicha", perfeita para a finalidade original da raça enquanto caçadores de texugos. Estes cães são carinhosos e leais, por vezes até demasiado possessivos! No entanto, são descontraídos e felizes na companhia de crianças, sempre dispostos a brincar com bolas e brinquedos. Apesar de o Teckel ser o cão perfeito para a cidade, também é surpreendentemente enérgico e adora passeios no campo.

Fox Terrier

Inteligente, brincalhão e leal, o Fox Terrier vai idolatrar a sua família. A sua história de caçador de raposas pertence ao passado e hoje a sua energia irreprimível é canalizada para a diversão e jogos ao ar livre. O Fox Terrier gosta do campo e da cidade e dispõe-se a acompanhar o dono para toda a parte, especialmente se houver uma promessa de um jogo do busca! Os cães desta raça precisam de muito entretenimento e podem aborrecer-se depressa se forem deixados sozinhos. Também preferem ser o único animal de companhia do lar. Pela positiva, o Fox Terrier é esperto e fácil de treinar, desde que seja paciente e firme.

Buldogue Francês

Se procura um cão pequeno com um ótimo sentido de humor, o Buldogue Francês é uma escolha excelente. Esta raça bondosa e feliz teve origem em Inglaterra no século XIX e tornou-se um clássico popularizado em França. Compacto e musculoso, este cãozinho valente não tem medo de se afirmar, mas a sua lealdade inabalável faz dele um companheiro empenhado e constante. O Buldogue Francês pode ser fulvo, malhado ou tigrado e tem o pelo curto. Trata-se do cão perfeito para o interior e apenas precisa de pequenos passeios e muito amor para ser feliz.

Jack Russell

Divertido e fiel, o Jack Russell acha-se um cão enorme disfarçado! Este pequeno cão foi criado para se infiltrar nas tocas das raposas e conserva até hoje os seus instintos de caça. O Jack Russell vivaço e experiente é um fantástico cão de família, mas não se dá bem com gatos ou outros animais pequenos peludos. Tem um latido estridente para o seu tamanho diminuto e é dado a travessuras se permitirem que se sinta aborrecido. O seu pelo curto branco e castanho é muito fácil de manter e os níveis altos de energia exigem bastante exercício e muita brincadeira.

Poodle Miniatura

O Poodle Miniatura combina beleza, inteligência e afabilidade, pelo que é fácil de treinar e uma companhia de passeios alegre. Esta raça sempre teve bastante popularidade, sendo hoje uma escolha favorita como animal de companhia de interior, em especial em contexto urbano. O Poodle Miniatura tem diversas cores de pelo, incluindo preto, castanho, cinzento, cor de pêssego e branco. Prepare-se para uma rotina de higiene intensiva para manter a sua pelagem encaracolada fabulosa. O Poodle Miniatura é afetuoso, perspicaz e autoritário, por isso, não se esqueça de lhe mostrar o seu devido lugar em casa!

Lulu da Pomerânia

O pelo soberbo e a atitude alegre do Lulu da Pomerânia, juntamente com a sua natureza esperta e confiante, fazem deste cão um animal de companhia fascinante e um excelente cão de guarda. Este cão de raça pequena é calmo, leal e inteligente, e não se deixa intimidar pela vida moderna na cidade, apesar de ser oriundo de alguns dos climas mais inóspitos do planeta. Quando se proporcionarem momentos de diversão enlameada ao ar livre, vai ficar surpreendido com a rapidez com que o seu pelo fica novamente limpo e retoma o aspeto bonito de sempre.

Shih Tzu

É difícil resistir ao Shih Tzu, um cão de raça pequena cheio de charme com uma história intrigante. A raça é oriunda do Tibete, onde é conhecida como "cão leão". Calmo, leal e muito afetuoso, o Shih Tzu raramente ladra e adora brincar com adultos e crianças. Este pequeno cão é descontraído e não se importa de partilhar o dono com outros animais de companhia, incluindo outros cães. Se optar por um Shih Tzu, prepare-se para escovar o pelo abundante diariamente e verificar as orelhas peludas, que podem ser vulneráveis a infeções. Salvo isso, esta raça pequena é uma delícia de companhia, tranquilo, inteligente e sempre feliz por passear ao seu lado.

Yorkshire Terrier

Marcante e cheio de energia, o Yorkshire Terrier é um ótimo animal de companhia de família e adora explorar o mundo exterior. Este cão de raça pequena é afetuoso e aventureiro, com um instinto de caçador e desejo de liberdade. Se acolher um Yorkshire Terrier no seu lar, terá um amigo fiel para toda a vida, mas é importante treiná-lo devidamente desde o início, caso contrário, ele pode arreliá-lo para levar a sua avante. O Yorkshire Terrier tem um pelo longo e macio, numa mescla de azul e tom de canela, que fica ainda mais bonito se for escovado todos os dias.

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama