Escolher um cão de raça pequena

Dar as Boas-vindas!

Como escolher o seu cão de raça pequena e o que fazer antes de o levar para casa
Se nunca partilhou a sua vida com um cão, uma raça pequena pode ser uma opção espetacular, em especial se viver numa zona urbana. No entanto, antes de decidir qual o cão de raça pequena que melhor se enquadra no seu lar e estilo de vida, considere as realidades de ordem prática. Regra geral, os cães de raça pequena vivem mais tempo do que as raças grandes, por isso, o seu cão pode ser um companheiro para 12 anos ou mais.
Dar as Boas-vindas!

Considere os aspetos básicos

Pense no tempo que tem disponível. As raças pequenas podem precisar de menos exercício que as raças grandes, mas não deixa de ser muito importante manter o seu cão de raça pequena fisicamente ativo e mentalmente estimulado. O seu cão precisará de pelo menos dois passeios diários e de bastante brincadeira com o dono. Muitos cães de raça pequena também precisam de mão firme e de muita paciência durante o treino comportamental inicial. Deve também ter em conta o seu estilo de vida e as férias. Por exemplo, será prático para si levar o cão em viagens de um dia e saídas à noite? Considere o custo da alimentação, dos cuidados de higiene e do seguro, bem como as despesas com a vacinação anual e os exames regulares no veterinário.

Escolher uma raça

As raças de cães pequenos afáveis e amigáveis, como o Bichon Frisê e o Cavalier King Charles Spaniel, são ótimas escolhas para famílias que nunca tiverem um cão. Os donos com uma natureza enérgica (e paciente!) podem preferir a personalidade animada de um Fox Terrier ou Jack Russell Terrier, ao passo que os entusiastas de exposições caninas podem sentir-se tentados por raças de beleza de pelo longo, como o Shih Tzu ou o Lulu da Pomerânia. Descubra aqui o nosso guia das raças pequenas mais populares.

Image
Image
"Os cachorros precisam de socialização, portanto, não se esqueça de reservar bastante tempo para interagir com o seu cão nas primeiras semanas"

Encontrar o seu cão de raça pequena

Para garantir que o seu cão de raça pequena será saudável e feliz, escolha sempre um criador de boa reputação. Evite anúncios em jornais ou locais e peça sempre para visitar o cão ou cachorro que pretende no local onde ele vive. Se quiser dar um lar a um cão de raça pequena que se encontre numa instituição, pode recorrer a uma associação ou canil que acolha animais abandonados.

Saiba ao que é importante estar atento

Se vai comprar um cachorro, peça para conhecer a mãe, de modo a avaliar a sua personalidade e condição física. Geralmente, é possível ver os cachorros com cerca de seis semanas, por isso, se houver uma cria em particular que lhe agrade, verifique se tem os olhos brilhantes, as orelhas limpas, o nariz húmido e fresco e o pelo saudável. O seu cachorro de raça pequena deve responder a barulhos repentinos e mostrar-se alerta e interessado na atividade à sua volta.

Preparar o grande dia

Após escolher o seu cão ou cachorro de raça pequena, pergunte se ele vai ser vacinado e desparasitado antes de o levar para casa. Se, por algum motivo, esse não for o caso, marque atempadamente uma consulta com o veterinário. O seu cachorro é mais recetivo à socialização durante as primeiras 15 semanas de idade. Como tal, não se esqueça de reservar bastante tempo para interagir com o seu cão nas primeiras semanas. Depois de ser vacinado, pode levá-lo a imensos lugares novos e ensinar-lhe experiências memoráveis.

Levá-lo para casa

A maioria dos cães de raça pequena podem ser separados da mãe entre as 8 e 12 semanas. Prepare uma área onde o cachorro se sinta confortável e seguro e posicione a sua cama afastada de correntes de ar ou radiadores. Vai precisar de uma seleção de brinquedos especialmente concebidos para bocas pequenas para o cachorro morder e roer em segurança, de taças rasas para comida e água e de ração especialmente formulada para cães de raça pequena. De início, pode comprar receitas secas e húmidas para descobrir as preferências individuais do seu cachorro. Por fim, desfrute da experiência: muitos cachorros de raça pequena desenvolvem laços afetivos fortíssimos com os donos à medida que a intimidade aumenta e a relação se consolida.

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama