Cuidar dos cães de raça pequena

Bem-estar físico

Como manter o seu cão de raça pequena bem e em forma, à medida que ele cresce
Apesar de cada raça de cães pequenos ser única, a maioria partilha as mesmas necessidades no que diz respeito a cuidados de saúde. Os exames regulares feitos pelo veterinário podem evitar o desenvolvimento de problemas de saúde, bem como contribuir para que o seu cão se familiarize com o consultório, os procedimentos e os funcionários. As vacinas protegem-no contra doenças graves, como vírus, e os tratamentos regulares contra as pulgas e lombrigas ajudam a impedir o aparecimento de parasitas.
Bem-estar físico

Estabelecer um plano de vacinação

Independentemente da idade do seu cão de raça pequena, ele precisa de vacinas ou reforços anuais para se proteger contra doenças potencialmente fatais. Mantenha o boletim de vacinas num local seguro e solicite ao médico veterinário, se possível, que o avise das datas de vacinação. Se decorrerem mais de 15 meses entre os reforços, será necessário iniciar novamente o plano de vacinação. É possível que o seu cão se sinta um pouco febril após tomar uma vacina, mas é suposto recuperar depressa. Se ficar preocupado após uma vacina, contacte sempre o veterinário.

Estar atento a doenças comuns

Em algum momento da vida, o seu cão pode sofrer de um vírus gastrointestinal ou de pele seca a escamar, problemas de saúde comuns que podem ser resolvidos com uma consulta no veterinário. Por vezes, uma alteração gradual no plano de alimentação pode fazer a diferença pela positiva. Enquanto que os cães de grande porte têm tendência a sofrer de artrite na terceira idade, os cães de raça pequena são menos vulneráveis. No entanto, se observar que o seu cão coxeia ou que tem dificuldade em levantar-se, o melhor é sempre recorrer ao veterinário.

Prevenir acidentes

Os cães de raça pequena podem sofrer acidentes inesperados. Para evitar as carraças (um parasita perigoso que se esconde na erva) e ferimentos nos olhos devido a plantas com picos, passeie o seu cão em espaços abertos e nunca tente remover as carraças sozinho (é um procedimento complicado que deve deixar nas mãos do veterinário). Para evitar a asfixia, assegure que os pedaços de comida são suficientemente pequenos para o seu cão conseguir mastigar e engoli-los facilmente, e brinque ao busca com uma bola em vez de um pau.

Higiene oral

É importante escovar os dentes do seu cão pequeno com regularidade para evitar problemas dentários, que são muito dolorosos e podem originar infeções. Fique atento a gengivas inchadas, mau hálito e baba! Se o seu cão evidenciar algum destes sintomas, consulte o veterinário. Entretanto, lave os dentes do seu cão regularmente com uma dedeira macia e pasta de dentes específica. É conveniente fazê-lo depois de uma refeição. Comece pelos dentes laterais da frente em vez dos incisivos e escove a superfície exterior dos dentes com movimentos circulares suaves. Tente manter a dedeira a 45º da linha das gengivas.

Image
Image
"O exercício regular ajuda a manter o peso do seu cão pequeno estável, o coração saudável e um sistema imunitário forte"

Manter-se ativo

Resista à tentação de pegar no seu cão pequeno ao colo para ser mais rápido quando está com pressa. É muito importante que ele se mantenha ativo em todas as fases da vida. A prática de exercício regular aumenta os níveis de energia do seu cão, mantém o seu peso estável e mantém o coração saudável e o sistema imunitário forte.

Formas saudáveis de praticar exercício

Varie a sua rotina com passeios a alturas diferentes do dia e visitas a novos lugares. Como não têm as patas desenvolvidas com as almofadinhas duras dos cães adultos, os cachorros de raça pequena gostam de passear em superfícies suaves, como relva e areia. Tenha atenção para não exagerar e não exercite o seu cão após as refeições. Quando estiver na rua, fique atento para evitar que ele coma ou beba algo perigoso. Dê-lhe água fresca e faça-lhe festas depois de um passeio ou de uma sessão de brincadeira.

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama