We have recently changed our privacy policy. To read the revised policy please click on this link to see the details.

Política de Cookies

Identificar os sinais de gravidez na cadela

Dar as boas-vindas a novas patinhas a passear pela casa é muito excitante para si e para a sua cadela. No entanto, nem sempre é fácil perceber que a sua cadela está grávida.

Gestação no cão

Border Collie a brincar na praia

As cadelas podem engravidar quando ficam com o cio, o que acontece aproximadamente a cada oito meses. Este período fértil dura até três semanas. Tal como pode engravidar, durante este período, a sua cadela pode também envolver-se em brigas com machos, caso ainda não se sinta preparada para acasalar. Passear sempre com trela, durante o cio, pode ajudar a evitar que se meta em lutas, bem como, caso não deseje que algum macho acasale com ela, evitar os seus avanços apaixonados.

Como uma gestação pode ser dispendiosa e emocional tanto para si como para a sua cadela, a reprodução deve ser realizada por especialistas. Se deseja evitar que a sua cadela engravide, pode considerar esterilizá-la Encontre mais informação aqui.

A gravidez no cão dura entre 61 e 65 dias, mas pode não se aperceber de diferenças físicas evidentes no seu corpo, até a sua cadela estar quase no final da gestação. Não existem testes de gravidez para cadelas, que possam ser feitos em casa. Por isso, como consegue responder à questão “a minha cadela está grávida”?

Há vários sinais a que deve estar atento, que sugerem que há novos cachorros a caminho.

quot1Esperar cachorros é excitante, mas pode ser um grande esforço . A Equipa Purina Pet Care certifica-se de que tenha toda a informação de que necessita para ajudar a futura mamã saudável. quot2

Como saber se uma cadela está grávida?

  • Uma ligeira perda de muco pode ocorrer, cerca de um mês após o acasalamento.
  • As maminhas dela podem ficar mais proeminentes em cor e tamanho, cerca de 30 dias após o acasalamento, e poderão produzir um fluido semitransparente.
  • Semelhante ao enjoo matinal nos humanos, a sua cadela poderá vomitar, nas fases iniciais da gravidez. Se os vómitos persistirem, ou tiver alguma preocupação, contacte o seu médico veterinário.
  • Começará a ganhar peso, a partir dos 35 dias de gestação, aumentando gradualmente até 50% acima do seu peso normal.
  • Deverá notar a barriga inchada, a partir do 40º dia, apesar de numa primeira gravidez ou quando as ninhadas são pequenas, possa ser pouco visível.
  • Ela pode parecer mais calma do que o habitual ou poderá perder o apetite. Estes sinais podem também indicar um problema, pelo que deve falar com o seu médico veterinário, caso esteja preocupado.
  • O apetite da sua cadela gestante poderá aumentar na segunda metade da gravidez, pelo que deverá estar preparado para ajustar a sua alimentação em conformidade.
  • O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez ou com um “teste de gravidez para cão”, que mede os níveis de hormonas a partir dos 21-25 dias de gestação, ou por ecografia a partir dos dias 20-22.
  • A partir do 30º dia, o seu médico veterinário poderá efetuar um exame físico para contar quantos cachorros terá a ninhada. Esta contagem pode não ser sempre exata, pelo que deve saber que poderá ter mais cachorros a caminho, do que aquilo que pensa!

Apesar de a sua cadela ser capaz de lidar com a gravidez e o trabalho de parto sozinha, estar de prevenção e falar com ela calmamente pode facilitar o processo. Também lhe permitirá intervir prontamente, caso surja algo inesperado. A futura mamã irá dar-lhe vários sinais de que o trabalho de parto está a começar e que os cachorros já estão quase a chegar.

Sinais de parto iminente / ativo

  • Poderá notar que a sua cadela procura um local calmo para dar à luz, no final da sua gestação. Pode ajudá-la criando um “ninho” numa área isolada e acolhedora. Leia o nosso guia sobre Dicas para uma Gravidez Saudável para mais conselhos sobre como cuidar da sua cadela gestante.
  • Ela pode parecer cada vez mais inquieta com a aproximação do nascimento, apresentando comportamentos como arranhar o chão ou a cama.
  • Uma queda na sua temperatura corporal (para cerca de 37º) assinala que o trabalho de parto deverá começar nas próximas 12-24 horas. A temperatura regressará a 38º, quando o parto começar.
  • Quando as contrações começarem, a sua cadela poderá começar a tremer ou a arfar.
  • Observará fortes contrações abdominais, seguidas de um corrimento claro. Quando isto acontecer, o primeiro cachorro deverá sair, nos próximos 30 minutos.

Na maioria dos casos, as cadelas têm os cachorros naturalmente e não deverá ser necessário intervir. No entanto, alguns sinais, como corrimento com coloração anormal ou contrações da mãe sem sair nenhum cachorro, podem sugerir complicações. Se verificar algum destes sinais ou outros que o preocupem, contacte o seu médico veterinário. Leia o nosso guia sobre Trabalho de Parto e Nascimento para mais informação sobre o nascimento em cães.

Labrador Retriever castanho a descansar
share.png SHARE