Mudar a ração do seu cão

Alguns tutores de cães questionam-se se fará mal mudar a ração do seu cão. Ou então têm dúvidas de qual a melhor forma de o fazer. Seja porque o seu cachorro está a crescer ou porque há mudanças no seu estilo de vida, que implicam alterações na sua dieta, há muitas razões que levam os tutores a pensar mudar a ração do seu cão. De facto, a mudança de alimento pode ser segura, saudável e relativamente simples. Os tutores devem ter paciência e planeamento. Estes dois elementos tornarão o processo mais fácil tanto para si como para o seu cão.
Mudar ração de cães
Mudar ração de cães
Mudar ração de cães

Antes de começar

Não se preocupe se não sabe como mudar a ração do seu cão. O processo é simples. Apesar de poder estar ansioso em começar, mudar a ração do seu cão é um processo. Para ver a diferença que a nova comida do seu cão pode fazer na saúde e bem-estar do seu cão, por favor, considere 7 a 10 dias para facilitar a mudança. Em cada dia, reduza um pouco a quantidade de ração anterior e substitua-a com um pouco da nova ração. Vá aumentando a cada dia a quantidade de nova ração, até estar a dar-lhe exclusivamente a nova ração. Esta transição gradual ajudará a evitar distúrbios digestivos desnecessário ou problemas alimentares.

O seu plano de transição da ração do seu cão

DIAS 1-2

Quando mudar a ração do seu cão, introduza o novo alimento em pequenas quantidades, enquanto continua a alimentá-lo com a sua anterior ração. Quando mudar de ração, pese a quantidade de novo alimento que está a adicionar e reduza uma quantidade igual de alimento anterior. Por exemplo, se estiver a adicionar 1/8 de chávena da nova ração, reduza 1/8 de chávena da ração anterior.

DIAS 3-5

Nesta altura, o processo de mudança de ração do seu cão já decorre de forma natural. Aumente um pouco a quantidade da nova ração, todos os dias, enquanto continua a reduzir uma quantidade equivalente da ração anterior.

DIAS 6-7

Continue a adicionar a nova ração do seu cão e a reduzir uma quantidade igual da ração anterior. Nesta altura, a nova ração deve já representar a maior parte da refeição do seu cão.

DIAS 7-10

Continue a aumentar a quantidade da nova ração e a diminuir a quantidade de ração anterior, até estar a alimentar o seu cão exclusivamente com a nova ração. No dia 10, deverá ter completado com sucesso a mudança da ração do seu cão!

Estes cuidados simples, irão prepará-lo tanto a si como o seu cão para uma transição suave da ração.