As melhores raças de cães de caça

Descubra as raças de cães mais indicadas para a caça e as características que os tornam tão especiais.
As melhores raças de cães de caça
As melhores raças de cães de caça
As melhores raças de cães de caça

Graças à sua energia e sentido do faro, muitos cães foram já em tempos os melhores companheiros do homem para esta actividade. Embora presentemente muitos destes cães se encontrem geralmente aninhados em sofás e a utilizar as suas capacidades apenas em brincadeiras no parque, estes cães têm fortes instintos de caçadores, sendo por essa razão que são conhecidos como cães de caça. As suas aptidões espantosas e a sua ilimitada energia fazem deles uns dos melhores companheiros que poderia desejar. Apresentamos agora algumas das raças mais conhecidas de cães de caça e as qualidades que os tornam os mais apreciados pelas duas famílias.

Características dos melhores cães de caça

Embora tais características variem segundo a raça, seguem-se alguns traços que são comuns à maior parte delas.

Energia

Os cães de caça foram criados para terem muita energia. É absolutamente improvável que tenha de encorajar um cão de caça a exercitar-se, tal como não os encontrará a fazerem uma sesta após 5 minutos do jogo de apanhada. Os cães de caça costumavam passar os dias a caçarem ou a procurarem as presas, portanto, não pode esperar que se sintam bem a dormitar ao longo do dia. Certifique-se que são levados a passear regularmente e de que dispõe de vários brinquedos à mão para os manter ocupados, caso contrário, podem desenvolver um comportamento destrutivo.
As melhores raças de cães de caça

Facilidade com que são treinados

Os bons cães de caça são bons na comunicação com o seu tutor, sendo por isso essa uma das suas qualidades: a facilidade com que são ensinados. Uma vez que aprendem a responder a vozes de comando, tais como “não”, “fica” ou “vem”, poderá ter conseguido evitar danos caso voltassem aos ‘locais de caça’ no decorrer do dia. Hoje em dia, tal capacidade é crucial para que se estabeleça confiança e uma sólida ligação entre si e o seu cachorro.

Um apurado sentido do faro

Um olfato apurado é uma das grande vantagens de um cão de caça. A impressionante capacidade de farejar faz com que tenha dificuldade em esconder-lhe guloseimas. Deve certificar-se que escolhe sítios bem altos e fora de seu alcance para guardar os seus biscoitos!

Coragem

Ser capaz de se manter calmo quando se deparava com todo o tipo de caça selvagem costumava ser essencial para um bom cão de caça. É por isso que os vê muitas vezes a explorarem tudo à sua volta e sempre prontos para enfrentarem o mundo quando vai passear com eles.

Raças de cães de caça

Apresentamos agora cinco das mais conhecidas raças de cães de caça.

1. Labrador Retriever

A sua energia, inteligência e uma habilidade para nadar sem igual, continuam a fazer dos Labrador Retriever uma das melhores e mais aconselháveis raças de cães de caça . Sendo por natureza ativos, adoram impressioná-lo com a sua destreza ao procurar e apanhar coisas quando estão no parque. Foi essa capacidade que utilizaram quando, em tempos, tinham de perseguir pombos e de abocanhar patos. Mas, talvez ainda mais impressionante do que as suas proezas atléticas, seja a denominado “ dentada suave”, que era necessária para transportar as presas de caça sem as destruir. Com um pouco de treino aprenderão a controlar a força dos seus maxilares, para que possam segurar nas suas bocas objetos delicados sem os danificar. Pode comprovar através de videos a forma como são capazes de segurar ovos na boca, sem que partam a casca!

2. Beagle

O Beagle, com a sua perna curta, pode não parecer um herói caçador mas, se os conhecer um pouco melhor, descobrirá como este valente cão de caça costumava ser considerado como o companheiro ideal para caçar coelhos, raposas e ainda pequenos veados. Afinal de contas, eles são cães de caça com um excelente olfato.

Se adorava ter um cão de caça com um espírito determinado que não dissesse que não a uma partida de caça, o Beagle é sem sombra de dúvida o cão que procura. O seu ladrar peculiar torna-os eficazes em questões de segurança e a sua natureza muito vocal vai permitir-lhe saber onde se encontram e não os perderá, enquanto andam a farejar nas redondezas.

3. Pointer

Os Pointer ocupam um lugar especial no universo das raças dos cães de caça embora o seu nome se deva à sua postura corporal apontando para presas desconhecidas, os cães desta raça têm muito mais a revelar às suas famílias do que as suas aptidões para a caça. Estes cães gostam realmente da vida em família. Dão-se bem com toda a gente, demonstrando a sua natureza amigável e afetiva, tanto a conhecidos quanto a desconhecidos. Serão igualmente felizes quer brincando a irem buscar objetos, quer estando presentes em reuniões de família o que os torna excelentes companheiros, merecendo todo o carinho que possam receber.
As melhores raças de cães de caça

4. Bloodhund

Com uma capacidade para descobrir e localizar, que é quase um super poder, os Bloodhunds são uma das raças favoritas de cães de caça. Com um nome destes não admira que os polícias recorram aos fiéis Bloodhunds para o precioso trabalho de detectar e localizar, sendo o seu olfato quase lendário. Quando no intervalo dos seus deveres olfativos, são um excelente cão de família e um membro afetuoso.

5. Irish Setter

Os Irish Setter têm uma aparência um pouco invulgar para cães de caça, com o seu abundante pelo castanho e o focinho delicado e fino. Mas, desde que haja uma bola para apanhar, verá como são ativos! E, se acrescentar a isto, à sua natureza meiga e amigável, o Irish Setter aproximar-se-á bastante do perfeito cão de caça. Conhecidos em tempos como ágeis trabalhadores incansáveis, com um talento especial para recuperarem pássaros, os Irish Setter podem ter deixado para trás os seus dias de caçadores, mas estão sempre prontos para demonstrarem a mesma capacidade em divertidas brincadeiras com a sua pessoa favorita. Portanto, prepare-se para momentos de pura diversão em casa.

Se gostar destas extraordinárias capacidades destes cães de caça, pesquise outras raças de cães na nossa Galeria de Raças para conhecer mais raças notáveis de cães. Não se esqueça de que estabelecer uma relação sólida com o seu cão é essencial, por isso reserve tempo para treinar o seu cão, aprenda a conhecer a sua linguagem corporal e num ápice tornar-se-ão nos melhores amigos.

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e à sua família!