Whippet

O Whippet é um cão esguio, musculoso e atlético. Estes cães contrabalançam a sua força muscular e poder com graciosidade e elegância, tendo sido criados para serem velozes e trabalhadores. A sua pelagem é fina e curta e com uma gama de diversas cores e cores combinadas Os machos adultos medem 47-51 cm e as fêmeas 44-47 cm. O peso oscila entre 12,5-13,5 kg.

dog
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Gostava de um cão pequeno
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente

Origem

A raça canina Whippet foi desenvolvida na segunda metade do século XIX e é produto de cruzamentos entre vários cães de desporto, de caça e de corrida, incluindo galgos pequenos. Estes cães foram criados para correr e a sua capacidade para atingir velocidades de 56 km/h constituiu um dos fatores fundamentais para a competição em pistas de corridas. Esta raça foi adotada por mineiros do nordeste de Inglaterra que eram grandes apreciadores de corridas de cães, mas também foi recrutada para a caça, uma vez que tinham capacidade para caçar coelhos e lebres. Esta raça também era conhecida como Snapdog devido à sua capacidade para exterminar ratazanas e coelhos com uma mordidela instantânea. Hoje em dia, o Whippet é sobretudo um cão de companhia, embora se encontrem muitos exemplares dedicados ao trabalho ou às corridas.

Personalidade

O Whippet é um cão gentil, paciente, tolerante e carinhoso. Apesar de ser competitivo na corrida, é um cão adaptável e tranquilo. Contudo, o seu temperamento energético natural requer a compreensão dos seus donos. É afeto ao dono e em boas mãos um companheiro gratificante.

Saúde

A raça canina Whippet é geralmente uma raça relativamente saudável, com poucos problemas de saúde reconhecidos a nível de raça.

Exercício

A explosão impulsiva e veloz dos Whippets é magnífica e possuem uma capacidade incansável para exercitar o dia inteiro. Contentam-se com passeios e corridas com os seus donos e, apesar de necessitarem de exercício diário, não são muito exigentes. Recomenda-se para esta raça, no mínimo, uma hora de exercício por dia.

Nutrição

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Cuidado

A raça canina Whippet requer cuidados regulares. Escove o seu pêlo com uma escova macia e trate o seu cão com muita gentileza, pois a sua pelagem e pele são muito finas e sensíveis. Qualquer champô utilizado terá de ser suave sem ingredientes abrasivos, pois poderão causar reações na sua pele sensível.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.