Welsh Corgi (Cardigan) (Pêlo médio/comprido)

O Welsh Corgi Cardigan é um cão pequeno e robusto muito rente ao chão. A sua pelagem lisa curta ou média é impermeável. Tem uma cabeça e uma cauda felpuda semelhante à de uma raposa. É mais comprido do que alto. A pelagem pode surgir numa variedade de cores – consulte o estalão da raça para obter mais informações. Os Cardigans adultos medem cerca de 30 cm e pesam 15-18 kg.

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Procuro um cão para dar caminhadas tranquilas
  • Uma hora
dog
  • Gostava de um cão pequeno
  • Consigo tolerar um cão que salive muito.
  • Estou disponível dia sim dia não
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

Descobriram-se registos que provam que a raça canina Welsh Corgi Cardigan encontra-se no Reino Unido desde 1 200 a.C. Presume-se que os Celtas trouxeram estes cães para o País de Gales e eram muito populares enquanto condutores de rebanhos. Os Corgis Cardigan e Pembroke foram reconhecidos como raças distintas no Reino Unido em 1934.

Personalidade

O Corgi Cardigan é um cão de porte pequeno energético adequado para donos que apreciam passeios no exterior. Este cão ainda mantém os instintos de pastoreio dos seus antepassados e, como tal, necessita de ocupação. Tem uma tendência para mordiscar os calcanhares e perseguir as pessoas. É obediente e leal à sua família. Atento ao seu ambiente, revela ser um bom cão vigilantes.

Saúde

O Welsh Corgi (Cardigan) é geralmente uma raça muito robusta. Porém, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. A sua morfologia torna-o mais predisposto a distúrbios na coluna vertebral.

Exercício

Apesar de ter pernas curtas, a raça de Welsh Corgi necessita de uma quantidade apropriada de exercício – pelo menos uma hora por dia; contudo, adaptam-se bastante bem em termos de exercício e integram-se com facilidade na vida familiar.

Nutrição

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Cuidado

A pelagem do Corgi Cardigan é curta ou média, lisa e impermeável, e tem um subpêlo denso. Esta pelagem requer poucos cuidados. Escove-a, pelo menos, duas vezes por semana para remover quaisquer pêlos soltos ou mortos. A sujidade na pelagem, após seca, é fácil de remover.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.