Weimaraner

O Weimaraner é uma das raças caninas com uma aparência mais estonteante. Possui uma pelagem cinza prateada, lustrosa e curta e é considerado um dos cães de caça mais altos. Um cão gracioso, atlético, energético e resistente. Desta raça existem duas versões: a de pêlo curto e de pêlo comprido, este último sendo mais raro. A sua gama de cores mais predominante abrange cinza prateada com tonalidades de cinzento rato e de cinzento de ovas. Os machos adultos medem 61-69 cm e pesam 27 kg, e as fêmeas 56-64 cm e pesam cerca de 22,5 kg.

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de poder dar passeios onde ambos gastemos muita energia
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Um cão grande era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente
  • Sim, que ladre, esteja alerta para situações perigosas e proteja fisicamente se necessário

Origem

A raça canina Weimaraner surgiu num quadro de Van Dyke no início do século XVII. Presume-se que esta raça é produto de cruzamentos com outras raças semelhantes como o Pointer Alemão de Pêlo Curto, Bloodhound e outras raças de cães rastreadores. O nome da raça foi atribuído pela corte de Carlos Augusto, Grão-Duque de Weimar, e os cães foram recrutados para atuar na caça maior, nomeadamente lobos, gatos selvagens, veados, pumas, ursos, etc. Quando a caça maior extinguiu na Europa no final do século XIX, os cães Weimaraners tornaram-se muito raros. Contudo, através de uma reprodução seletiva, tornaram-se caçadores de caça miúda e de aves.

Personalidade

Os Weimaraner são cães muito versáteis que adoram a vida em família. São amistosos e enérgicos e, com a sua capacidade de observação são excelentes cães de guarda. Têm um carácter muito forte e não se recomenda esta raça a donos inexperientes. Porém, se já tiver alguma experiência e conseguir socializá-lo, treiná-lo e exercitá-lo serão companheiros muito gratificantes.

Saúde

Tal como sucede em várias raças, o Weimaraner pode vir a sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade) e, assim, aconselha-se o despiste para o efeito antes da reprodução. Tal como sucede com várias raças grandes, também tem uma predisposição para distúrbios na sua estrutura óssea, cardiopatias e uma gastropatia específica (dilatação vólvulo gástrica).

Exercício

Os Weimaraners devem fazer passeios regulares e longos para permanecerem calmos e felizes dentro de casa e não desenvolverem comportamentos destrutivos. As suas atividades prediletas são a natação e de cobro e ambas as atividades mantêm a sua mente ativa ocupada. Um Weimaraner adulto necessita de mais de duas horas de exercício regular por dia, juntamente com um treino contínuo.

Nutrição

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Weimaraner são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Cuidado

A pelagem desta raça mantém-se limpa com facilidade e requer poucos cuidados. Mesmo após passeios por campos altamente enlameados, a sujidade sai com muita facilidade, não precisando de fazer mais nada senão "polir" a sua pelagem! Contudo, os exemplares mais raros de pêlo comprido, com uma pelagem de 2,5-5 cm de comprimento e plumagem, necessitam de uma manutenção mais profunda. Estes devem ser escovados/penteados regularmente. Recomenda-se verificar as suas orelhas regularmente para garantir que não têm quaisquer infeções.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.