Staffordshire Bull Terrier

Um cão musculoso e com uma pelagem sedosa, o Staffordshire Bull Terrier combina o "bull" (touro) com o "terrier" na sua aparência física e transmite uma imagem de força e agilidade. Os cães adultos medem 36-41 cm, e os machos adultos pesam entre 13-17 kg e as fêmeas 11-15,4 kg. A pelagem curta e sedosa surge em vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, malhado, ou qualquer uma destas cores com branco.

dog
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Um cão médio era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

A origem do Staffordshire Bull Terrier remonta ao século XIX quando foram proibidas as lutas com touros e ursos. Foi criado um novo desporto – luta de cães – e os Bulldogs e os Terriers foram criados em conjunto para produzir o Bull e o Terrier, dos quais o Staffordshire Bull Terrier descende. Era popular em todas as classes sociais, incluindo a classe operária vitoriana, por isso o "Staffie" já estava habituado a viver com grandes famílias em condições precárias, ao qual pode ser atribuído o seu bom temperamento típico com o ser humano.

Personalidade

Um Staffordshire Bull Terrier bem criado e socializado apresenta um comportamento exemplar e generoso com um sopro turbulento. Por norma, não gosta de conviver com outros cães ou animais de estimação, por isso recomenda-se uma socialização precoce e contínua. Até lá, passeá-lo sempre de trela para evitar situações indesejáveis.

Saúde

A raça canina Staffordshire Bull Terrier é geralmente uma raça muito robusta, com poucos problemas de saúde específicos relacionados com a raça. Tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, pelo que é recomendado fazer testes oculares.

Exercício

Esta raça requer, no mínimo, uma hora de exercício por dia, adicionando jogos e divertimento. Os Staffordshire Bull Terriers destacam-se em desportos caninos, como a agilidade. Muitos toleram outros cães, mas alguns são agressivos com os seus congéneres. Se o seu cão não gosta de conviver com outros animais, passeie-o só de trela para evitar situações indesejáveis.

Nutrição

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Cuidado

Sendo uma raça com uma pelagem de baixa manutenção, escove-a apenas uma vez por semana.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.