Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois é uma raça canina de porte médio, de pêlo curto e estrutura aparentemente quadrada. Embora seja frequentemente confundido com o Pastor Alemão de Pêlo Comprido, ele apresenta uma estrutura mais quadrada, uma estrutura óssea mais leve, com uma cabeça mais cinzelada. O Pastor Belga Malinois apresenta uma cor fulva, vermelha ou cinzenta com tons de preto nas pontas do pêlo. A cauda costuma ser mais escura ou ter uma ponta preta, com tonalidades de preto à volta do focinho e as orelhas são maioritariamente pretas. Estes machos adultos medem entre 61-66 cm e as fêmeas entre 56-61 cm. Pesam entre 27,5-28,5kg.

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Sou treinador experiente e confortável com qualquer raça
dog
  • Gostava de poder dar passeios onde ambos gastemos muita energia
  • Mais de duas horas
dog
  • Um cão grande era perfeito para mim
  • Consigo tolerar um cão que salive muito.
  • Estou disponível dia sim dia não
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

Existem quatro variedades do Pastor Belga – o Groenendael, o Tervueren, o Malinois e o Laekenois –, assim denominados conforme as regiões na Bélgica onde foram criados. Os cães pastores trabalhadores da Bélgica são reconhecidos desde a Idade Média. Na década de 1890, um professor da Escola Veterinária da Bélgica registou estalões para os vários tipos de Pastores Belgas. Eles tinham características semelhantes só diferiam no pêlo. O professor definiu as características destes cães e identificou as quatro variedades de Pastores Belgas. O Pastor Belga Malinois foi o primeiro padrão dos Pastores Belgas a ser descrito e a seguir um caminho de criação fiel ao mesmo. Foi também a primeira raça a tornar-se popular.

Personalidade

O Pastor Belga Malinois não é apenas uma raça para aqueles que querem "só um cão" – é um companheiro dedicado, carinhoso que protege o seu lar e família e que necessita de um dono experiente. Tal como em todas as raças com tendências para guardar, não é aconselhável encorajar esses instintos de guarda quando são cachorros, uma vez que pode começar a assumir a sua função de guarda em situações inadequadas. Os seus instintos naturais de guarda entram em ação se e quando necessário.

Saúde

Tal como sucede em várias raças, todas as variedades do Pastor Belga são propensas a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Exercício

O Pastor Belga Malinois necessita de mais de duas horas de exercício diário, treinos e incentivos mentais. Fácil de treinar, consegue destacar-se em provas de agilidade, obediência e outros "desportos" caninos. São cães muito ativos e não devem ser considerados como animais de estimação, portanto não os deixe sozinhos o dia inteiro.

Nutrição

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas.

Cuidado

O Pastor Belga Malinois é um cão com uma pelagem curta e um subpêlo lanudo. O pêlo é mais espesso na cauda e à volta do pescoço; A face posterior das coxas é franjada de pêlos mais longos e a cauda é mais cerrada. A pelagem desta raça requer poucos cuidados e deverá ser escovada cerca de uma vez por semana.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.