tibetan

Um cão gigante, ligeiramente mais comprido do que alto, o Mastim Tibetano é uma raça poderosa, musculosa, atlética e ágil, com uma postura muito digna. Os machos adultos medem no mínimo 66 cm, e as fêmeas no mínimo 61 cm. O peso oscila entre os 36-72 kg ou mais, dependendo do sexo, altura e constituição do cão. A pelagem densa é bastante comprida e tem uma "juba" à volta do pescoço e ombros, particularmente mais visível nos cães machos. A pelagem pode assumir várias cores e manchas – consulte o estalão da r

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Sou treinador experiente e confortável com qualquer raça
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Gostava de um cão de raça muito grande
  • Estou disponível todos os dias
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais
  • Sim, que ladre, esteja alerta para situações perigosas e proteja fisicamente se necessário

Origem

Presume-se que é uma raça antiga com cerca de 3 000 anos. O Cão Mastim Tibetano foi utilizado como cão de guarda no seu país nativo, protegendo tanto propriedades (incluindo mosteiros) como rebanhos. Marco Polo relatou que o Mastim Tibetano era tão "alto como um burro e com uma voz tão poderosa como a de um leão". A raça é relativamente recente para a maioria dos amantes de cães, chegaram apenas à atenção de criadores no ocidente há cem anos.

Personalidade

Um verdadeiro cão de guarda, o Mastim Tibetano não deverá ser menosprezado. Desconfia de estranhos e protege naturalmente a sua família e propriedade. À semelhança de todas as raças de cães de guarda, esta raça requer um tratamento, uma socialização e um treino experientes. Se tiver em boas mãos, verá que é um companheiro calmo, carinhoso e leal.

Saúde

Os Mastins Tibetanos são geralmente uma raça muito robusta. Tal como sucede em várias raças, por vezes podem surgir distúrbios oftalmológicos e displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Exercício

Um Mastim Tibetano necessita de uma hora de exercício por dia, apesar de ter capacidade para mais. Um cachorro Mastim Tibetano na fase de crescimento não deverá praticar exercício em demasia para não lesionar os seus músculos e articulações.

Nutrição

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

Cuidado

A pelagem dupla do Mastim Tibetano consiste num subpêlo denso e lanoso (queda mais frequente em dias de calor) e numa pelagem exterior espessa e lisa com uma textura áspera. A cauda e as patas traseiras são dotadas de uma plumagem. Aconselha-se escová-la duas vezes por semana, tendo um cuidado mais frequente no período de queda de pêlo.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.