Alaskan Malamute

Este é o rei dos terriers – o maior do grupo da raça terrier, com machos adultos a medir entre 58 e 61 cm até ao topo da espádua, e as fêmeas entre 56 e 59 cm, pesando entre os 25-28 kg os machos e 21-23 kg as fêmeas, dependendo da sua constituição. Bastante compactos, o seu corpo musculoso está coberto por uma pelagem dura, cerdosa preta/grisalha (no lombo) e castanha.

dog
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Um cão grande era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível dia sim dia não
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

O Airedale Terrier descende da ora extinta raça Terrier Preto e Castanho. Raça criada no século XIX nos vales dos rios Aire, Wharfe e Calder em Yorkshire, por caçadores de lontras que queriam um terrier capaz de caçar lontras e roedores e que servissem também como cães de guarda. Então pensou-se em criar um cão apto, precisamente, para caçar lontras adultas e texugos. Na zona existia desde tempos atrás, um tipo particular de cão, muito usado nos cruzamentos com outras raças: era o “working terrier” ou terrier de trabalho, naturalmente, pensou-se em cruzá-lo com o otterhound com o objetivo de moldar a nova raça pretendida, e assim surgiu o Airedale Terrier. O seu tamanho e tipo devem-se aos cruzamentos posteriores com o Terrier Irlandês, e possivelmente com o Terrier de Gales (Welsh Terrier).

Personalidade

Tal como sucede com a maioria das outras raças da linha Terrier, o cão Airedale é confiante, ousado e extrovertido. É dócil e amável, enérgico, de aprendizagem fácil, adapta-se bem ao treino – seja num desporto canino como nos treinos de agilidade ou obediência de forma descontraída em casa ou numa aula.

Saúde

O cão Airedale é geralmente uma raça robusta. Tal como sucede em várias raças, os cães podem sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Exercício

Um cão ativo, a raça Airedale necessita de uma quantidade moderada de exercício (1 a 2 horas por dia), incluindo jogos e treino para evitar o tédio e para o manter saudável e em forma.

Nutrição

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Cuidado

A pelagem dupla impermeável dos cães de raça Airedale consiste numa pelagem exterior dura e cerdosa e num subpêlo mais curto e mais suave. Necessita de ser escovada diariamente e o pêlo deve ser removido manualmente na altura da sua queda (duas vezes por ano).

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.