Swedish Lapphund

O Lapphund Sueco é um cão de porte médio, com características típicas de um Spitz, tem uma pelagem espessa e solta, uma cauda cerrada que pode curvar sobre o dorso e orelhas pontiagudas. A pelagem surge numa espécie de castanho visto em ursos, em preto, castanho ou preto e castanho. Com uma forma retangular, são ligeiramente mais compridos do que altos. Os cães adultos medem 45-51 cm e as fêmeas adultas 40-46 cm. Os adultos pesam aproximadamente entre 19-21 kg.

dog
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Uma hora
dog
  • Um cão médio era perfeito para mim
  • Consigo tolerar um cão que salive muito.
dog
  • Gosto de cães muito comunicativos
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

Provavelmente uma das raças mais antigas da Suécia. Um esqueleto de um cão semelhante a esta raça foi descoberto por arqueólogos na sua terra natal, cuja existência remonta a 7 000 anos. Reproduzidos inicialmente como cães de caça, recrutados pelo povo nómada Sami na Lapónia para pastorear as renas, assumir atividades de vigilância e como companheiros. O latir nato destes cães não só servia para dissuadir predadores e avisar os Lapphund Suecos, como também para tranquilizar as renas em como não eram predadores, mas sim guardiães.

Personalidade

Um cão alerta e enérgico, a raça canina Lapphund Sueco é generosa e leal. Por norma, é barulhento e é um ávido cão de vigia. Aprecia a companhia dos seus donos e tem também fortes tendências de pastoreio. Dá um animal de estimação muito gratificante se lhe der a devida atenção.

Saúde

O Lapphund Sueco é geralmente uma raça saudável, porém, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Exercício

O Lapphund Sueco necessita de, no mínimo, uma hora de exercício por dia, de preferência, mais. É um cão ativo, suscetível ao treino, competindo com êxito em desportos caninos. Como seria de esperar, é um cão resistente ao frio e adora o inverno. Proteja-o em dias quentes.

Nutrição

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Cuidado

A pelagem resistente ao clima consiste num subpêlo denso e numa pelagem exterior que sobressai do corpo. A pelagem é mais comprida nas coxas, cauda, peito e "juba". É necessário um cuidado rigoroso, escovando as diversas camadas de pêlo duas vezes por semana, para não emaranhar e impedir a formação de nós.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.