Chow Chow

O Chow Chow é um cão pequeno, compacto e com uma estatura aparentemente quadrada. A cauda está curvada sobre o dorso. O interior da boca e a língua apresentam uma cor azul/preta. Existem dois tipos de pelagem – áspera e sedosa – e uma grande variedade de cores (preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco). Os machos adultos medem 48-56 cm e pesam cerca de 26-32 kg. As fêmeas adultas medem 46-51cm e pesam 20-25kg.

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Sou treinador experiente e confortável com qualquer raça
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Uma hora
dog
  • Um cão grande era perfeito para mim
  • Consigo tolerar um cão que salive muito.
  • Estou disponível todos os dias
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente
  • Sim, que ladre, esteja alerta para situações perigosas e proteja fisicamente se necessário

Origem

A origem da raça canina Chow-Chow é um verdadeiro mistério, mas provavelmente são oriundos da Mongólia e da Manchúria, onde a sua carne era considerada uma iguaria e o seu pêlo era utilizado para vestuário. Mais tarde foram introduzidos na China. Ao longo dos séculos, esta raça foi usada como guardiã de templos com hordas de espíritos malévolos. O Chow-Chow foi também utilizado como cão de caça pela aristocracia, como cão de guarda contra intrusos, como puxadores de trenós e de carroças e como cães de vigia. Crê-se que as raças de tipo Spitz descendem do Chow-Chow.

Personalidade

O Chow-Chow é um cão independente, desconfiado e pode ser obstinado. São cães pacíficos e meigos, no entanto poderão alterar o seu comportamento em situações de perigo. Têm um aspeto de urso peludo e fofinho. Os criadores melhoraram o seu temperamento nos anos mais recentes e presume-se que o mau humor dos Chow-Chows deve-se a uma falta de treino e de socialização apropriada em idade precoce. Evite comportamentos inadequados, introduzindo-os precocemente a crianças, gatos e outros animais de estimação domésticos.

Saúde

Os problemas de saúde mais comuns no Chow Chow são a displasia do cotovelo e problemas nas pálpebras. Tal como sucede em várias raças, existem alguns registos de displasia da anca (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, é importante o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Exercício

O Chow-Chow não exige muito exercício, cerca de uma hora por dia fora das horas mais quentes do dia. Ele preza muito a sua estada no exterior, por isso os donos deverão disponibilizar um espaço no quintal para satisfazer as suas necessidades. Caso ele viva no exterior, mantenha o seu cão no Verão à sombra. O exercício deve ser acompanhado em cachorro, pois exercício em demasia pode causar problemas ósseos e nas articulações.

Nutrição

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Cuidado

A pelagem do Chow-Chow é densa e lisa. A versão com a pelagem áspera tem uma textura grosseira, solta, não muito comprida e o subpêlo é macio e lanudo. A pelagem é mais espessa à volta do pescoço e na parte traseira das coxas. Esta pelagem áspera necessita de ser cuidada diariamente. A sedosa é mais curta e necessita de ser cuidada duas a três vezes por semana.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.