Mexican Hairless (Medium)

Um cão desprovido de pêlo e com uma pele macia, o Câo sem Pêlo Mexicano é ligeiramente mais comprido do que alto. A pele pode ser preta, cinza, vermelha, fígado, bronze e loura. Existem três tamanhos. Os Cães sem Pêlo Mexicano Miniatura adultos medem 25-35 cm, os Intermédios 36-45 cm, e os Standard 46-60 cm.

dog
  • Sim, sou um dono confiante com muita experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Procuro um cão para dar caminhadas tranquilas
  • Uma hora
dog
  • Um cão médio era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente
  • Sim, que ladre e esteja alerta para situações perigosas

Origem

Uma raça antiga, o Câo sem Pêlo Mexicano (ou "Xolo") tem sido o companheiro de caça dos nativos da América Central e do Sul há cerca de 3 000 anos. Venerado pelos Aztecas, também conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz referência aos Deuses, acreditavam que este cão tinha poderes curativos transmitidos pelos deuses. Foi também utilizado como uma oferenda aos deuses, sendo sacrificado e comido. Existem três tamanhos – Miniatura, Intermédio, e Standard.

Personalidade

O Câo sem Pêlo Mexicano é um cão tranquilo, satisfeito e atento ao seu ambiente. Ele é u pouco desconfiado com estranhos, é carinhoso e sociável para com os seus donos.

Saúde

Os problemas mais comuns desta raça desprovida de pêlo normalmente estão relacionados à dentição e à sua pele desprovida de pêlo (insolação).

Exercício

Os Pelados Mexicanos Miniaturas necessitam de cerca de meia hora de exercício por dia, e o Intermédio e o Standard de cerca de uma hora. Proteja sempre o seu cão tanto do calor como do frio antes de o levar a passear.

Nutrição

O Câo sem Pêlo Mexicano Miniatura é um cão pequeno com um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão. As dietas do Intermédio e do Standard necessitam de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Cuidado

Podem surgir pequenos tufos de pêlo no Câo sem Pêlo Mexicano, mas geralmente são desprovidos de pêlo, daí não ser necessário nenhum cuidado a esse respeito. Porém, a pele poderá ficar seca uma vez que está desprotegida. Passe um óleo de bebé para hidratar a pele. Em dias de sol utilize um protetor solar apropriado para impedir insolações. Em dias quentes, não expor o seu cão diretamente ao sol. No período de inverno mantenha-o bem aquecido com um casaquinho.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.