Basset Azul da Gasconha_0.jpg

O Basset Azul é um sabujo com um aspeto nobre, com o típico corpo longo dos bassets e patas curtas. Forte e atlético – não é um cão pesado e desajeitado. De porte médio, este cão mede entre 30-38 cm em adulto e pesa aproximadamente entre 7,3-9 kg. A sua característica mais distintiva é a cor do seu pêlo – preto num fundo branco, coberto com um preto sarapintado que produz o aspeto azul. As manchas típicas dos sabujos, em castanho, são também uma característica própria desta raça (consulte o estalão da raça para obter mais informações).

Basset Azul da Gasconha_0.jpg
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Sou treinador experiente e confortável com qualquer raça
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Entre uma a duas horas
dog
  • Um cão médio era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais

Origem

A França é o berço de muitos sabujos e, tal como o nome indica, também engloba o Basset Azul da Gasconha, um cão proveniente da Gasconha no sudoeste de França. Os sabujos azuis desta região são referidos pela primeira vez no século XII, recrutados para ajudaram a caçar javalis selvagens e lobos, assim como veados. Por se tratar de uma raça quase extinguida no início do século XX, o Grande Azul da Gasconha com as patas mais compridas foi utilizado em programas de criação para recuperar o Basset Azul.

Personalidade

O Basset Azul da Gasconha é carinhoso com a sua família e amigos, mas um pouco reservado com estranhos. Pode ser "sagaz" e "audaz" – palavras raramente encontradas nos estalões de raça caninos, denunciando a singularidade deste cão! Tal como todos os cães rastreadores, o maior prazer do Basset Azul é ter a oportunidade de exercitar o seu poderoso faro.

Saúde

São poucas as patologias hereditárias evidentes no Basset Azul. Tal como todos os outros cães, devido ao seu dorso longo, prevê-se uma maior tendência para deformações vertebrais e desenvolvimento anormal das articulações.

Exercício

Tal como sucede com a maioria dos sabujos farejadores, o Basset Azul da Gasconha ignora qualquer comando do dono enquanto se dedica à sua atividade olfativa, daí ser importante um bom treino de resposta aos comandos do dono em áreas seguras e sem tráfego. Foi criado para longas e lentas expedições de caça, daí ser mais um maratonista do que um velocista, e precisa de duas horas de exercício diário para queimar a sua energia e de atividades onde ele possa exercitar o seu poderoso faro.

Nutrição

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Cuidado

A sua pelagem curta e densa não requer grandes cuidados, basta escovar o seu pêlo uma vez por semana para remover pelagem morta e mantê-la com um aspeto saudável. Se necessário, os donos podem dar-lhe um banho ocasionalmente. Esteja atento aos seus ouvidos, eles são muito suscetíveis a infeções porque as suas grandes orelhas restringem a passagem de ar.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.