Basenji

Este cão de pequeno e médio porte tem uma cauda distintiva enrolada em forma de anel apertado e uma testa enrugada. A pelagem macia, curta e lustrosa do Basenji pode ser vermelha e branca; preta e branca; castanha escura e branca; malhada; malhada e branca; e tricolor. Consulte o estalão da raça para obter mais informações. A altura ideal para os machos adultos é de 43 cm até ao garrote (desde a pata até ao topo da espádua) e 40 cm para as fêmeas. Na idade adulta, o peso ideal é de 11 kg para os machos e 9,5 kg para as fêmeas.

dog
  • Já tomei conta de cães antes, por isso tenho alguma experiência
  • Não me importo com raças que precisem de algum treino
dog
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Uma hora
dog
  • Um cão médio era perfeito para mim
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
dog
  • Prefiro cães que só ladrem ocasionalmente
  • Entre uma a duas horas

Origem

O Basenji provavelmente foi criado para servir de companhia aos Faraós e existem retratos de exemplares de Basenjis nas pirâmides egípcias. Com o decorrer do tempo, a raça deslocou-se para a África Central onde foi utilizada para exterminar roedores e ratazanas Thryonomys na região do Congo. Estas ratazanas grandes e terríveis eram uma verdadeira ameaça para os rebanhos dos nativos e um bom cão de caça era vital para a sua sobrevivência. Até à era Vitoriana, o mundo ocidental desconhecia esta raça, quando os primeiros exploradores africanos lhe atribuíram o apelido de "cão africano que não late".

Personalidade

Saúde

As patologias hereditárias mais amplamente reconhecidas nos Basenji são: doença hepática (Síndrome de Fanconi) e uma anemia específica. Estão disponíveis testes genéticos para estas patologias. Tal como sucede em muitas raças, são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias. Recomenda-se fazer testes genéticos e oculares nos cães antes da reprodução.

Exercício

Criados para caçarem em terrenos acidentados, o Basenji necessita de, no mínimo, uma hora de exercício diário e tem resistência para mais se tal lhe for proporcionado. Apesar de não ser fácil de treinar, um desporto canino para manter a sua mente e corpo saudável poderia ser benéfico. Uma raça com pouco sentido de orientação, por isso recomenda-se passeios com trela em zonas de trânsito e sem trela em zonas seguras.

Nutrição

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Cuidado

O Basenji cuida de si e da sua manutenção. A pelagem é curta, elegante e fina e pode ser limpa com uma luva para o efeito uma vez por semana para retirar os pêlos soltos. Os ouvidos e as unhas devem ser verificados periodicamente, não requerendo muito mais cuidados adicionais.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.