Affenpinscher

Apesar de se assemelhar a um terrier, exibindo uma expressão símia e malandra, a raça de cão Affen é classificada como um cão miniatura medindo em adulto entre 24 cm e 28 cm até ao garrote (desde a pata até ao topo das espáduas)e pesando entre 3 e 4 kg. Possui uma pelagem áspera normalmente preta, com ou sem alguma tonalidade cinza.

Affenpinscher
  • Não, é a primeira vez que vou ter um cão e estou pronto para aprender!
  • Estaria mais confortável a fazer apenas o treino estritamente necessário
Affenpinscher
  • Gostava de dar passeios com alguma atividade
  • Meia hora
dog
  • Gostava de um cão pequeno
  • Quero um cão que salive o mínimo possível
  • Estou disponível apenas uma vez por semana
  • Sim, é importante que seja uma raça hipoalergénica
dog
  • Gosto de cães conversadores e vocais

Origem

Malicioso e cómico, a raça Affenpinscher é uma das mais antigas, datando do século XVII. Na Alemanha de onde é originária a palavra 'Affen' significa gozar e 'pinscher' é um sinónimo de terrier. O Affen é um ascendente de outras duas raças: Griffon Belge e Griffon Bruxellois, cuja face é semelhante à de um macaco. Embora os Affens tenham as capacidades de um terrier, são demasiado pequenos para cães de trabalho por isso tornaram-se excelentes cães de companhia.

Personalidade

A raça de cão Affen caracteriza-se por ser animada e confiante, obstinada e destemida e apaixonada pela sua família. É essencial que estes cães sejam socializados em criança já que podem reagir na presença de estranhos.

Saúde

A raça Affenpinscher é em geral saudável. No entanto tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do lugar (luxação da patela)e pode vir a sofrer de doenças na região coxofemoral e colapso traqueal.

Exercício

Embora seja uma raça de porte pequeno, o Affenpinscher é um cão ativo que requer uma quantidade considerável de exercício por dia (20 a 40 minutos). Em geral, gostam de jogos que exercitem a mente e o corpo, mas que não devem ser demasiado barulhentos.

Nutrição

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Cuidado

A camada de pêlo cerdoso é desgrenhada e tem naturalmente um ar despenteado pelo que a escovagem é pouco exigente e é apenas necessário semanalmente.

Melhores raças de cão para criança

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.