Dagmar

Food Safety Manager and Veterinarian @Purina

Ingredientes

Ir para secção >

As micotoxinas são substâncias naturalmente presentes nos cereais e outros produtos vegetais que não podem ser evitados. Há diferentes tipos de micotoxinas e o seu efeito varia de acordo com o tipo e quantidade ingerida pelo animal. Por isso, na PURINA trabalhamos arduamente com os nossos fornecedores que cuidadosamente verificam e controlam os cereais e os produtos finais para garantir que a nossa ração é 100% segura.

As micotoxinas são substâncias produzidas em diversos alimentos como vegetais e cereais. Crescem durante o cultivo no campo e durante o armazenamento em silos e o seu crescimento depende das condições climáticas, como temperatura e humidade. Na prática, a presença de micotoxinas que se formam naturalmente em certas plantas e produtos agrícolas não pode ser evitada.

Há diferentes tipos de micotoxinas e o seu efeito depende do tipo e quantidade ingerida e se foi consumida por pessoas ou animais. Alguns tipos são capazes de causar doenças, mas outras, como a penicilina, se utilizada de forma correta para tratamentos médicos pode ter efeitos benéficos. Uma pessoa ou um animal pode ingerir micotoxinas sem causar nenhuma doença desde que a quantidade esteja abaixo de um determinado limite.

Em todo o caso, as nossas matérias primas e produtos finais são cuidadosamente verificados em todas as fases de produção para garantir a segurança da nossa ração.

Cada lote de matérias primas e produtos finais é sujeito a inspeções e testes periódicos. Inicialmente as matérias primas são inspecionadas visualmente para confirmar que não têm bolor e caso tenham o material é imediatamente rejeitado para reduzir o risco de contaminação. As matérias primas que passem a inspeção visual são seguidamente sujeitas a todos os testes relevantes e necessários. Se forem encontradas micotoxinas acima dos limites específicos, esses materiais são devolvidos ao fornecedor. Por exigência da PURINA, o fornecedor tem de definir um plano para reduzir o risco de o problema se repetir.

Fazemos tudo isto para garantir a máxima segurança dos nossos produtos.